Criatec impulsiona desenvolvimento na região por meio da inovação e da sustentabilidade - Unijuí

Vista como um centro de referência em apoio a empreendimentos inovadores e de impacto socioambiental, a Incubadora de Empresas da Unijuí - Criatec atua há 14 anos na região com o objetivo de alavancar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, estimulando conexões através de uma ampla rede de contatos para amplificar setores e auxiliar empresas a darem o primeiro passo através de uma infraestrutura física que atende as necessidades de cada incubada.

De acordo com a analista de planejamento da Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, para além das atividades de rotina, a Incubadora também marca presença nos eventos de inovação do município e da região, incentivando o desenvolvimento por meio da tecnologia e da propagação do conhecimento. Já promoveu, por exemplo, hackathons, Startup Weekends, feiras,  oficinas no Festival Futurível da Unijuí e o Desafio de Inovação Socioambiental. “Estamos participando do 3º ciclo do Programa Ideiaz e rodando a Trilha de Conhecimento do Programa Decolar 2022. Estamos executando o projeto Startup Lab nas Regiões Noroeste e Missões e também o Projeto Empreenda +, que visa a qualificação de 1400 mulheres do nosso Estado. No final do projeto, uma de nossas metas é realizar um desafio empreendedor envolvendo essas mulheres que estiveram conosco durante a qualificação”, comenta.

A Incubadora foca em negócios da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, Energias Renováveis, Automação Residencial e Industrial, Eficiência e Qualidade de Energia, Tecnologia de Alimentos, Saúde, Economia Criativa, Agronegócio e Negócios de Impacto Socioambiental. “No âmbito geral, as pessoas buscam a Incubadora para apresentar suas ideias, fazer uso dos nossos laboratórios e espaço de coworking. Também há as escolas que demandam ações voltadas ao empreendedorismo com seus estudantes que, na medida do possível, são atendidas pela nossa coordenadora”, finaliza Elizandra. A Criatec é coordenada por Maria Odete Palharini.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí