Pesquisadores da Unijuí avaliam aplicação de Projetos Educacionais Interdisciplinares no modelo híbrido - Unijuí

Projeto selecionado em edital da Fapergs/Senac RS está sendo executado em escolas de Ijuí e Espumoso

Reunião realizada na Escola Alexandre Tramontini, de Espumoso

Desde o mês de fevereiro, diversas ações têm sido realizadas para marcar o início do projeto “Aplicação de Sistemas da Informação no desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares no modelo híbrido educacional”, selecionado no edital 03/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em parceria com o Sebrae RS.

O projeto, que parte da dissertação de mestrado de Danieli de Oliveira Biolchi, agora doutoranda em Desenvolvimento Regional na Unijuí, tem como objetivo geral construir conhecimentos necessários que permitam operacionalizar ou adaptar a metodologia de Projetos Educacionais Interdisciplinares, do formato presencial ao formato híbrido, em escolas públicas, visando sua replicação em larga escala por outros profissionais do ensino.

Para aplicação do projeto foi montada uma equipe de profissionais responsáveis, que conta com Danieli; com os professores doutores Airton Adelar Mueller (pesquisador/coordenador), Sidinei Pithan da Silva (pesquisador/executor) e Edson Luiz Padoin (pesquisador/executor); com apoio técnico do bacharel do curso de Ciências da Computação da Unijuí, Átila Cordeiro Biolchi; e do doutor em Desenvolvimento Regional, Vinicios Gonchoroski de Oliveira.

As escolas escolhidas para aplicação foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Tramontini, localizada no município de Espumoso, e a Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi, situada em Ijuí.

“Para marcar o início das atividades do projeto, realizamos reuniões com as Secretarias de Educação dos dois municípios, com as direções e coordenações das escolas. No dia 18 de fevereiro, foi realizada uma reunião na Escola Alexandre Tramontini, no município de Espumoso, com a presença da secretária de Educação, Magali Pereira de Oliveira, e todos os professores que farão parte do desenvolvimento da proposta. Neste momento, foi apresentada a iniciativa ao grupo, para dar início ao planejamento coletivo”, explicou Danieli, destacando que, na Escola Deolinda Barufaldi, a reunião aconteceu no dia 18 de abril, com o mesmo objetivo.

“O projeto terá continuidade até o final do ano, com momentos de formação com os professores, aplicação de atividades com os alunos, troca de conhecimentos entre escolas e participação dos resultados em mostras pelo Estado do Rio Grande do Sul”, completou a doutoranda.