Unijuí e ACISAP encerram a 4ª edição do Decola com desafio aos estudantes - Unijuí

Unijuí e ACISAP encerram a 4ª edição do Decola com desafio aos estudantes

O objetivo foi criar soluções para mobilidade urbana

Colégio Concórdia, vencedor do Decola 2022

A Unijuí campus Santa Rosa recebeu no sábado, dia 23, mais de 100 estudantes  do 2º ano do Ensino Médio, de sete escolas públicas e privadas de Santa Rosa, para a final da 4ª edição do Decola. Um programa de inovação e empreendedorismo, que é uma parceria entre a Universidade e a Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (ACISAP).

Neste ano, participam do Decola as seguintes escolas: Colégio Salesiano Dom Bosco, Instituto Federal Farroupilha, Instituto Sinodal da Paz, Colégio Concórdia, Escola Estadual de Educação Básica Professor Joaquim José Felizardo (CIEP), Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz e a Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, que participou de todos os módulos, mas pode estar presente no dia do desafio. A participação de 22 voluntários também foi necessária para a concretização das atividades, divididas em oito módulos, que iniciaram no mês de março.

O último encontro foi marcado pelo challenge, em que os estudantes tiveram que propor soluções para a mobilidade urbana de Santa Rosa. As turmas foram avaliadas pelo coordenador da Unijuí campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer; pela presidente da ACISAP, Lídia Linck Logemann; pelo vice-presidente administrativo da ACISAP, Douglas Marques; e pela secretária de Desenvolvimento Educacional e Cultura de Santa Rosa, Lires Zimmermann Führ.

Os estudantes do Colégio Concórdia foram avaliados com a melhor solução e receberam troféu e medalhas. A turma desenvolveu um aplicativo que localiza a pessoa e acompanha seu movimento. O objetivo é ter um sistema de pontuação que pode gerar descontos em lojas conveniadas. O maior número de pontos é destinado aos usuários que optam pela locomoção a pé, seguido da bicicleta, transporte público e carona.

O professor e pastor do Colégio Concórdia, Alexandre Ulrich, afirma que hoje, o pensamento dos estudantes se desenvolveu, enquanto pequenos empresários. “Nossos estudantes estão com pensamento lógico ampliado, em função de problemas e situações que podem resolver, tanto na vida pessoal, quanto em possíveis empreendimentos futuros. Até mesmo, estão motivados a, de fato,  viabilizar o aplicativo. Eles perceberam que é possível pensar fora da caixa, para resolver problemas e tornar isso algo rentável”, destaca Alexande.

Além do desafio, o Decola também promoveu uma ação social, para arrecadação de alimentos, materiais de higiene e limpeza, que foram entregues na tarde desta segunda-feira, dia 25, para nove entidades do município de Santa Rosa. O Instituto Sinodal da Paz foi o melhor colocado na atividade e também recebeu um troféu, como premiação.