Poder Legislativo presta homenagem aos 65 anos da Unijuí - Unijuí

Poder Legislativo presta homenagem aos 65 anos da Unijuí

Solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira, 25 de abril

A Unijuí recebeu na noite desta segunda-feira, 25 de abril, uma homenagem da Câmara Municipal pelos seus 65 anos de fundação, comemorados no mês de março. Participaram da solenidade a reitora, professora Cátia Maria Nehring, e a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola.

Em nome dos demais edis, o vereador Bíra Erthal discursou e falou do seu orgulho, como egresso da Universidade, do curso de Direito, em poder prestar a homenagem e evidenciar as mais de seis décadas de história da Universidade. “É muito importante para nós, de Ijuí e região, termos a academia presente no nosso dia a dia, não só na formação de profissionais, mas no atendimento às demandas da comunidade - algo que se tornou ainda mais forte agora”, destacou o vereador, referindo-se à Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, que traz, entre as suas propostas, a realização de Projetos Integradores, que aproximam os estudantes dos problemas de suas comunidades.

Em sua fala, a reitora, professora Cátia Maria Nehring, destacou que representava na tribuna mais de 1.000 profissionais, entre professores e técnicos-administrativos e de apoio, e mais de cinco mil estudantes. “A Unijuí surge há 65 anos a partir do ensino, mas atua, em Ijuí e região, também com a pesquisa, extensão e inovação, sem abrir mão da cultura. Do complexo Fidene, do qual a Unijuí faz parte, contamos com um Museu, que está completando 60 anos; com a Rádio Unijuí FM, que completa 20 anos; e com uma escola de Educação Básica, a EFA. Nos orgulha saber que recebemos o estudante nas séries iniciais, na EFA, e o acompanhamos até o doutorado. São mais de 50 mil pessoas graduadas pela Universidade”, destacou.

A reitora falou, ainda, da necessidade de se trabalhar a valorização do Ensino Superior e de despertar o interesse nos jovens por áreas como a de licenciatura. “Estamos com uma grande crise, onde as pessoas não acreditam no poder da Educação Superior. Temos dificuldades na abertura de cursos para formação de professores, por exemplo, e isso terá um impacto muito grande para uma cidade que quer ser inteligente, como Ijuí, e que precisa de profissionais qualificados.”

A vereadora Bruna Gubiani, em nome do Coletivo, ressaltou a importância da inserção da Unijuí na comunidade. Quando ainda era estudante do curso de Direito, Bruna participou, durante quatro anos, do projeto de extensão Cidadania para Todos, onde desenvolvia atividades junto às escolas em situação de vulnerabilidade social.

Com mais de 30 anos de ligação com a Unijuí - primeiro como estudante do curso de Direito e depois como professor, o vereador César Busnello criticou a falta de valorização das universidades comunitárias pelos governos federal e estadual. E lembrou da necessidade da aplicação de recursos definidos em lei (0,5% da receita líquida do Estado) para a Educação Superior (pública e comunitária) - algo que vem sendo defendido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do qual a Unijuí faz parte.

Nos últimos anos, de acordo com o balanço financeiro publicado pelo Estado, o percentual não está sendo totalmente destinado, dificultando o acesso de milhares de estudantes ao Ensino Superior. Dos 0,5%, apenas 0,29% foi destinado à educação superior pública, e 0% à educação comunitária. O valor não aplicado em 2020 totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de aproximadamente 7 mil estudantes de baixa renda em Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES).