Unijuí apresenta relatório da avaliação aplicada na rede municipal de ensino de Coronel Barros - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí apresenta relatório da avaliação aplicada na rede municipal de ensino de Coronel Barros

Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same) busca traçar um raio-x da educação na rede municipal durante o período de pandemia

Na última semana, a Unijuí apresentou à Secretaria Municipal de Coronel Barros o relatório geral das avaliações aplicadas por meio do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same), criado para traçar um raio-x da educação no Ensino Fundamental durante o período de pandemia: 2020 e 2021. A Universidade, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, foi escolhida para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação de vários municípios, onde os secretários municipais de Educação decidiram entender o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.

O encontro, realizado na quarta-feira, dia 20, na Escola Municipal Miguel Burnier, contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring, coordenadora do projeto; da responsável pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade, Graciele da Rosa Bertoldo; e da professora Isabel Koltermann Battisti, responsável pela área da matemática. Esteve presente o secretário de Educação de Coronel Barros, Odilar Braga, a equipe da pasta, professores e direção da escola.

“Fizemos uma devolutiva do processo de avaliação que envolveu estudantes do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Elaboramos, aplicamos e analisamos uma avaliação diagnóstica, que teve como parâmetros as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. As provas foram aplicadas no ano passado e, na última semana, fizemos a devolutiva ao Município dos resultados, organizados a partir de um relatório geral analítico. A Universidade também criou uma plataforma, na qual constam estes resultados”, explicou a reitora, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que os resultados têm o objetivo central de auxiliar os professores a realizarem o planejamento das aulas no pós-pandemia. 

“Mais uma vez a Universidade, a partir dos cursos de Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, se coloca como parceira da Educação Básica para o enfrentamento do problema de déficit de aprendizagem. Parabenizamos o secretário de Educação, Odilar Braga, por desafiar a Universidade e por também se colocar como gestor público, realizando um processo de avaliação da aprendizagem, pensando em formas de corrigir as deficiências geradas durante o período pandêmico”, reforçou a reitora. 

De acordo com o secretário municipal Odilar Braga, os objetivos do Município foram atingidos com a avaliação. “Agradecemos ao trabalho e à parceria da Unijuí, que com certeza terá sequência. Coronel Barros avaliou 245 alunos  que estavam aptos - ou seja, tivemos quase 100% de participação de toda a Educação Básica de nossa única escola, a Escola Miguel Burnier. Nossa pretensão não era de ranquear estudantes, mas coletar informações científicas, fidedignas para que os professores, a escola e a própria Secretaria Municipal de Educação possam repactuar a aprendizagem”, afirmou.

Como lembra o secretário, os estudantes foram avaliados em quatro níveis de aprendizagem: avançado, proficiente, básico e insuficiente. “Felizmente, a avaliação mostrou que não temos nenhuma turma com nível de insuficiência. A maioria dos alunos alcançou proficiência e muitos o nível avançado”, comentou Odilar, lembrando que, agora, o relatório geral será disponibilizado aos professores, para que possam realinhar o processo de aprendizagem. “Agradecemos pela plataforma disponibilizada aos nossos educadores. Ali, eles vão ter um desenho das suas turmas. O desafio é longo, daqui para frente, mas estamos dando o primeiro passo, muito seguro, em relação ao futuro do processo de aprendizagem no município”, finalizou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.