Dia Mundial da Educação: um pacto que busca desenvolvimento e mudanças para o futuro - Unijuí

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Dia Mundial da Educação: um pacto que busca desenvolvimento e mudanças para o futuro

O Dia Mundial da Educação simboliza um acordo entre 164 países, estabelecido há 21 anos, pelo desenvolvimento da educação até 2030. A Unijuí preza pelo acesso e a democratização dos ambientes dedicados ao ensino, para que cada vez mais pessoas tenham acesso à educação de qualidade, com mais igualdade e mudanças, utilizando o passado como referência e buscando mais desenvolvimento para o futuro. A educação, em todos os seus níveis, tem o poder de transformar vidas e lugares.

O professor do curso de Pedagogia da Unijuí, Sidinei Pithan da Silva, expõe que “a afirmação do Dia Mundial da Educação, não pode ser apenas comemorado, tendo em vista as conquistas políticas promovidas pelas sociedades democráticas, ou mesmo pelos pactos já consolidados. A data pode ser entendida como uma árdua tarefa, que nos exige compreender o que nos falta enquanto humanidade”.

A coordenadora dos cursos de Pedagogia e Letras: Português e Inglês da Unijuí, Taíse Possani, diz que ainda é necessário avançar em relação aos processos de reconhecimento dos direitos, em relação à educação. “Hoje ainda temos contextos em que os sujeitos são roubados, violentados em seus direitos mais básicos. Se não garantirmos a educação como um direito e também um dever dos que podem provê-la, corremos infelizmente o risco de que ela não ocorra, tamanho o embrutecimento que ainda nos encontramos”, afirma a professora.

Existem muitas mudanças necessárias para alcançar os objetivos almejados, um processo de evolução constante e desafiador, como o período vivenciado durante a pandemia do Covid-19, que exigiu o uso da tecnologia. Assim como os processos podem ser inovadores, também existe uma tradição que é necessária nas ações educativas. Sidinei destaca que é necessário analisar contextos, interrogar o períodos e épocas, entender o que rege o destino das pessoas e construir possibilidades de vivência.

“As mudanças na educação são necessárias, mas elas precisam enfrentar os problemas históricos, sociais e culturais que nos limitam ou dificultam os potenciais de liberdade, igualdade, e fraternidade das grandes maiorias. Nesse sentido, a humanidade, no trato com a Educação Básica e Ensino Superior, cumpre um importante papel, porque levanta as grandes questões de nosso tempo. Isso eleva nossa capacidade individual e coletiva de compreender nosso grau de responsabilidade com o devir humano e social, o que pode ampliar nossa politicidade e senso de cidadania”, afirma o professor Sidinei.

É a educação que trará como resultado o desenvolvimento da humanidade. Consequência dela será o desenvolvimento de novas tecnologias, avanços na pesquisa e na ciência. Tudo está relacionado à educação. “A educação lida com o devir humano. De uma parte se trata de garantir as conquistas, aos que estão chegando, e no Brasil, são mais de 50 milhões de crianças e jovens em processo formais de educação. De outra, se trata de enfrentar os dramas e dores do presente, ajudando a compreender nosso passado e a elaborar esperançosamente nosso futuro, reconstruindo este passado, e superando o presente”, comenta o professor do curso de Pedagogia da Unijuí. 

Sidinei também traz como destaque, a autora Hannah Arendt, ao se referir ao trecho de um dos livros da pensadora: "A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele".

“Arendt nos chama a atenção para o fato de que precisamos cuidar das crianças, protegê-las do mundo, mas também, proteger o mundo das crianças. Para ela, educar é conservar as heranças, as riquezas simbólicas, da Filosofia, das Ciências e das Artes. Amar o mundo é estar disposto a se comprometer com ele, a participar dele, no âmbito da política. Valorizar o espaço público e entender que ele é marcado por uma pluralidade. Creio que uma educação democrática, por mais que se destine a modificar cenários sociais e culturais, também precisa cuidar para que se garanta que, em cada época, se forme um “corpo político”. Embora isso não dependa só da educação, passa por ela, a ideia e os aprendizados do que significa, ou significaram muitas conquistas em torno da luta pela liberdade”, finaliza o docente.


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