Evento contou com discussão sobre a segurança do paciente na Atenção Primária - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Evento contou com discussão sobre a segurança do paciente na Atenção Primária

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 28, um evento alusivo à campanha Abril pela Segurança do Paciente, que tem como objetivo criar consciência sobre a segurança do paciente, incentivando as pessoas a mostrarem seu compromisso em tornar a assistência à saúde mais segura. A atividade aconteceu de forma online, pelo Google Meet, a partir de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, curso de Enfermagem da Unijuí e Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp).

Para debater o tema “Segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde: avanços e desafios”, foi convidada a egressa do curso de Enfermagem da Unijuí e doutoranda em Enfermagem pela UFSM, Marina Mazzuco. Ela também é coordenadora da Rebraensp - Núcleo de Santa Maria. Na mediação, esteve a professora doutora Adriane Kolankiewicz.

Marina iniciou sua fala relembrando que foi na Unijuí que ingressou no mundo da pesquisa, por meio da Iniciação Científica. Desde o mestrado, e com mais intensidade no doutorado, ela trabalha a segurança do paciente focada na Atenção Primária. “É importante fomentar a discussão deste tema, que faz diferença na formação do estudante e na atuação profissional. É essencial ter um olhar especial para a assistência segura e de qualidade do paciente, em todos os níveis de atendimento”, explicou a palestrante.

De acordo com Marina, no Brasil, o tema passou a ser trabalhado com mais força a partir do Programa Nacional de Segurança do Paciente – PNSP, lançado em 1º de abril de 2013 pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde – eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário para o paciente. São exemplos de incidentes a administração de um medicamento em dosagem maior que a adequada sem causar dano, a queda do paciente de uma maca ou leito hospitalar, ou o alerta de um profissional antes que um procedimento fosse realizado em um paciente errado.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.