Dia das Línguas Estrangeiras contará com uma série de atividades na Unijuí - Unijuí

Dia das Línguas Estrangeiras contará com uma série de atividades na Unijuí

No dia 11 de maio, ocorre nos campi da Unijuí a segunda edição do Dia das Línguas Estrangeiras - um evento que busca evidenciar a importância de se aprender outro idioma e que proporciona a prática de diversas línguas em situações reais, em ambientes não formais, de forma espontânea, descontraída e divertida.

A programação inicia-se no canal da Unijuí no YouTube, com a transmissão do filme mexicano Por Magda, às 10h, seguido de debate com a diretora Carla Larrea Sanchez, organizado pelo Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos. No início da tarde, às 14h, os estudantes que têm interesse em saber o passo a passo para realizar estudos mundo afora podem, também através do YouTube, acompanhar um bate-papo sobre os caminhos do intercâmbio acadêmico, promovido pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI).

Às 18h50, ocorrem momentos culturais de forma simultânea nos campi. Na rodoviária do campus Ijuí, a apresentação ficará por conta do Coral Unijuí; no hall do campus Santa Rosa acontece uma apresentação da Orquestra Jovem; e em Três Passos, no hall de entrada do campus, a recepção dos estudantes ficará a cargo de Ellen Schwade e Milene Berghahn.

No canal da Unijuí no YouTube, às 19h30, o Programa Fulbright e a Capes transmitem a palestra Dialects and Culture in the USA East. Coast vs. West, com Krista Arellano e Nicole Bedoya, do programa English Teaching Assistant (ETA). Às 20h30, estudantes do Projeto de Extensão Acolher: Português como Língua de Acolhimento realizam a Roda de Conversa: migração, refúgio, língua e identidade, a fim de conversar sobre a língua espanhola ao redor do mundo.

As escolas de idiomas Yazigi, CCAA, Senac, TopWay, Hey Peppers, KNN e Wizard são apoiadoras do evento e comandarão a atividade interativa “Do you speak english?”, que será realizada no campus Ijuí. O evento conta também com ações nas salas de aula, mediadas pelos professores das disciplinas.

A Rádio Unijuí FM, juntamente com o Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU), vai estrear a série “Dicas de músicas em inglês". Nela, os professores Lucas Prauchner e Carlos Montano irão apresentar informações, curiosidades e muitas músicas.

Para os acadêmicos que quiserem avaliar seus conhecimentos em outros idiomas estará disponível também o teste de nível linguístico. Para participar, o estudante precisa acessar o link que será enviado por e-mail. Dessa forma, já estará concorrendo a uma bolsa integral no Curso de Idiomas Unijuí - EAD - Plataforma de Estudos, com 25 opções de idiomas para estudar.

Os estudantes também podem concorrer a bolsa integral no curso de idiomas participando do Quiz Premiado. Para jogar, basta acessar o QR Code disponibilizado nos materiais de divulgação do Dia das Línguas Estrangeiras na Unijuí.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí