Estudantes da área da saúde qualificam seus Projetos Integradores - Unijuí

Estudantes da área da saúde qualificam seus Projetos Integradores

Acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição qualificaram seus trabalhos na disciplina de Projeto Integrador I: Ser Biológico e Social. Essa etapa foi realizada junto aos professores dos cursos com intuito de ampliar o referencial teórico, objetivos e metodologia dos projetos.

A disciplina de Projeto Integrador é um dos componentes curriculares presente desde o primeiro semestre da Graduação Mais da Unijuí. Essa é a oportunidade de os estudantes utilizarem os conteúdos vistos em outras disciplinas para desenvolver soluções para desafios reais apresentados pela comunidade.

Dessa vez, o desafio foi encaminhado pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Os estudantes tiveram que pensar formas de como contribuir para melhorar as condições de vida e saúde de diferentes grupos de trabalhadores do Cerest Missões Ijuí, considerando que ter saúde ou adoecer é o resultado das interações entre os fatores socioambientais e biológicos. Cada grupo ficou responsável por encontrar formas de otimizar o padrão de vida de uma equipe de trabalhadores.

Estiveram presentes, buscando orientar os acadêmicos, as professoras Adriane Huth, Bruna Comparsi, Eilamaria Libardoni Vieira, Marilei Uécker Pletsch e o professor Eduardo Matias dos Santos Steidl. O Cerest também se fez presente através de mentoras que ajudaram os estudantes nos projetos:  Elizabete Trevisan,  Luciane Sarturi Antes e Graciele Jagmin.

De acordo com a professora Eilamaria, os mentores do Cerest colaboraram na construção do projeto, trazendo a realidade da saúde dos trabalhadores que os estudantes estão analisando, para  depois propor a solução do desafio. “Eles qualificam o processo pois têm experiência na área de saúde do trabalhador e auxiliam na transposição da teoria com a prática em equipes de saúde”, salienta.

Foram apresentados seis trabalhos que abordaram as seguintes profissões: agentes comunitários de saúde, motoboys, frentistas, enfermeiros, colaboradores da urgência e emergência (Samu) e técnicos em enfermagem. “A partir de agora as equipes de estudantes irão fazer um diagnóstico social e biológico para desenvolver ações de saúde pensadas no projeto recém-aprovado pela comissão”, finaliza Eilamaria.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí