Projeto Movimenta recebe cerca de 70 estudantes para ações de saúde na escola - Unijuí

Projeto Movimenta recebe cerca de 70 estudantes para ações de saúde na escola

No último mês, na cidade de Santa Rosa, foi implementado o Projeto Movimenta - Programa de Educação em Saúde para o Estilo de Vida Ativo de Escolares, resultado de uma pareceria entre o Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde da Unijuí - campus Santa Rosa, Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Unijuí e a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).

O projeto tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento integral de estudantes, buscando a promoção da saúde e a qualidade de vida, em especial daqueles que apresentam excesso de peso e obesidade. A proposta visa auxiliar nas ações do Programa Saúde na Escola, principalmente as relacionadas com a educação para uma alimentação saudável e a promoção do estilo de vida ativo.

Para isso, os alunos são encaminhados até o campus da Unijuí duas vezes na semana, onde participam de oficinas de práticas corporais, alimentação saudável e saúde mental, sendo recebidos por uma equipe multiprofissional. Para ingressar no projeto, os estudantes passam por uma avaliação físico-funcional e precisam ter a autorização de seus pais ou responsáveis.

O projeto ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizou o transporte escolar aos participantes.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Moane Marchesan Krug, a proposta é inovadora e tem grandes chances de se efetivar como a linha de cuidado para a criança e o adolescente no município de Santa Rosa. “Criar espaços que, além de incentivar, proporcionem práticas corporais e ações de educação em saúde são muito necessários quando buscamos o engajamento da população”, disse. Ela ainda relata que a participação da comunidade escolar - pais, professores e diretoras - fortalece ainda mais essa ação e auxilia na construção de algo que faça sentido para os usuários.