Debate sobre “Empreendedorismo na Gestão Pública” abre Semana Acadêmica de Administração e Ciências Contábeis - Unijuí

Na noite desta terça-feira, 10 de maio, foi aberta a Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí, junto ao Centro de Eventos da Universidade. O evento segue até esta quinta-feira, 12 de maio, com palestras e workshop ao público.

Abrindo a programação, foi realizada uma mesa redonda sobre Empreendedorismo na Gestão Pública, com a presença do prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Cidade Empreendedora com DNA Empreendedor; o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin; o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; e o prefeito de Chiapetta, Éder Poth - todos participantes e finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Segundo a professora Fernanda Pasqualini, coordenadora do curso de Administração nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi, a noite foi organizada a partir de discussões realizadas com professores e colegas sobre a importância de se pensar o empreendedorismo na vida pública. “Nesta noite, nosso objetivo é não só ensinar, mas inspirar nossos estudantes para que tenham um olhar para diferentes áreas de atuação e para que realmente queiram agir pensando em transformar o mundo”, afirmou, ao realizar a saudação inicial ao lado do coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné.

O evento contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring; da vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González;  e do vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg.

“Os organizadores foram felizes em propor este evento, com a presença de quatro gestores que têm muitas experiências a compartilhar. Tivemos a oportunidade de compreender como eles agem cotidianamente para transformar a realidade de suas comunidades, a partir de uma gestão pública eficaz e eficiente”, destacou a reitora, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que os quatros prefeitos mostram que é possível empreender no setor público. E afirma que, para que o empreendedorismo aconteça, são necessárias pelo menos três características do gestor: estar alerta às oportunidades; ter a habilidade de tomar decisões em momentos de incerteza; e inovar de forma ousada, criativa e responsável.

Programação

A Semana Acadêmica segue nesta quarta-feira, dia 11, às 19h30, com a palestra "Contabilidade sem fronteiras: gestão de negócios internacionais", no Centro de Eventos, a cargo de Caroline Keidann Soschinski, graduada em Ciências Contábeis pela Unijuí e mestre em Ciências Contábeis pela FURB; Fábio Aurélio Fengler, TI na empresa ISCA Tecnologias; e Roseli Cristina Kepler, supervisora contábil da Bruning.

No mesmo horário, na sala Sala Conceito - C 6/7, será realizado o workshop Pensando Fora da Caixa com Lego Serious Play. O facilitador será Nedisson Luis Gessi, doutor em Desenvolvimento Regional e facilitador Lego® Serious Play®. A atividade é exclusiva para  acadêmicos de Administração e as vagas são limitadas.

Encerrando, no dia 12, às 19h30, no Centro de Eventos, acontece a palestra "Metaverso e Inteligência Artificial e implicações na gestão". Será palestrante o professor doutor Edson Padoin, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí.