Unijuí certifica concluintes do curso de Língua Polonesa - Unijuí

Unijuí certifica concluintes do curso de Língua Polonesa

O curso foi gratuito aos participantes e realizado na modalidade online

Diversas atividades fizeram parte da programação do Dia das Línguas Estrangeiras na Unijuí, realizado nesta quarta-feira, dia 11, nos quatro campi da Universidade. A data também reforça as ações já realizadas, como o projeto "A língua polonesa além das fronteiras", promovido pela Unijuí, em parceria com a Maria Curie-Skłodowska University (UMCS) e apoio da Sociedade Cultural Polonesa Karol Wojtylla, de Ijuí.

No ano de 2021 foi promovido de forma online e gratuita, um curso de Língua Polonesa, com participação de estudantes, egressos e membros da etnia polonesa. A entrega dos certificados foi realizada junto à programação do Dia das Línguas Estrangeiras. O curso contou com aulas de nível básico de língua e canto, com a participação de mais de 20 pessoas, em aulas semanais.

Durante a entrega, o vice-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, explicou a relevância do projeto para a comunidade. “Esse é um movimento que a Universidade pode fazer, para que esse movimento etnico tão rico e reconhecido, continue sendo forte. Para a Unijuí é muito bom oferecer essas oportunidades para todos, comunidade acadêmica e externa. A ação foi importante para nós, mas também para a UMSC”, destacou o vice-reitor.

Vanderléia de Andrade Haiski, assessora de Relações Internacionais da Unijuí, destacou a parceria como um diferencial na promoção da cultura, tanto no sentido acadêmico como cultural, com a promoção do curso. “Na integração da Unijuí com a UMCS, já recebemos professores poloneses e, também é um destino frequente dos nossos estudantes intercambistas. O objetivo do curso foi proporcionar conhecimento e desenvolvimento da língua polonesa, seja com objetivos de estudos ou culturais, para preservar e fortalecer a cultura polonesa”, afirmou Vanderléia.

Os integrantes da etnia polonesa em Ijuí também destacaram a importância do curso promovido pela Unijuí, tendo em vista a carência de qualificação e ensino da língua na região.