Dia das Línguas Estrangeiras envolveu estudantes e professores nos quatro campi da Unijuí - Unijuí

Nesta quarta-feira, 11 de maio, a Unijuí promoveu em seus quatro campi o Dia das Línguas Estrangeiras - um evento que busca evidenciar a importância de se aprender outro idioma e que proporciona a prática de diversas línguas em situações reais, em ambientes não formais, de forma espontânea, descontraída e divertida.

A iniciativa foi lançada em 2019 e a expectativa era que acontecesse todos os anos. A pandemia, no entanto, tornou difícil a realização deste tipo de evento, conforme explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González. "Ficamos felizes em poder realizar novamente este dia, onde buscamos sensibilizar professores e estudantes para a importância de dominar outra língua, lembrando que muitas portas se abrem quando se aprende outro idioma", destacou o professor, lembrando que o Dia das Línguas Estrangeiras materializa o esforço diário que acontece na Instituição, seja em sala de aula, seja por meio de outras atividades.

“A gente defende fortemente a ideia de que a Universidade se converta num grande ecossistema que favoreça o aprendizado de outras línguas. Em outros países, a dificuldade de tentar se comunicar em outro idioma é vista como parte de um processo de aprendizado. Há o acolhimento, algo que queremos intensificar na Universidade. Esperamos que o evento motive ainda mais os estudantes que já começaram a aprender outra língua, e dê um ‘empurrãozinho’ àqueles que ainda não iniciaram, para que se atrevam a tentar", completou.

A programação teve início no canal da Unijuí no YouTube, com a transmissão do filme mexicano Por Magda, seguido do debate com a diretora Carla Larrea Sanchez, organizado pelo Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos. À tarde, os estudantes puderam acompanhar um bate-papo sobre os caminhos do intercâmbio acadêmico, promovido pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI), que também promoveu a entrega dos certificados para os participantes do projeto "A língua polonesa além das fronteiras".

À noite, os acadêmicos foram recebidos com uma apresentação do Coral Unijuí na rodoviária do campus Ijuí, enquanto que no hall do campus Santa Rosa aconteceu uma apresentação da Orquestra Jovem. Em Três Passos, no hall do campus, a recepção dos estudantes ficou a cargo de Ellen Schwade e Milene Berghahn.

Enquanto as atividades aconteciam em salas de aula e laboratórios, uma palestra era realizada na Biblioteca Mario Osorio Marques do campus Ijuí: Dialects and Culture in the USA East. Coast vs. West, com Krista Arellano e Nicole Bedoya, do programa English Teaching Assistant (ETA). Na sequência, estudantes do Projeto de Extensão Acolher: Português como Língua de Acolhimento realizaram uma roda de conversa sobre migração, refúgio, língua e identidade, a fim de conversar sobre a língua espanhola ao redor do mundo.

As escolas de idiomas Yazigi, CCAA, Senac, TopWay, Hey Peppers, KNN e Wizard foram apoiadoras do evento e comandaram a atividade interativa “Do you speak english?”, que foi realizada no campus Ijuí.

A Rádio Unijuí FM, juntamente com o Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU), também estreou a série “Dicas de músicas em inglês". Nela, os professores Lucas Prauchner e Carlos Montano irão apresentar informações, curiosidades e muitas músicas.

Os acadêmicos também puderam realizar o teste de nível linguístico e concorrer a uma bolsa integral no Curso de Idiomas Unijuí - EAD - Plataforma de Estudos, que conta com 25 opções de idiomas para estudar.