Estudantes de Design e Arquitetura e Urbanismo realizaram ações durante o Ciclo Turistando - Unijuí

No sábado, 7 de maio, ocorreu o Ciclo Turistando, evento que reuniu diversos ciclistas para um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade, marcando o Dia Nacional do Turismo, celebrado no domingo. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, o Ciclo contou com a parceria da Unijuí e também com ações dos estudantes de Design e Arquitetura e Urbanismo da Universidade.

Os acadêmicos de Design, por meio da disciplina Projeto Integrador, ministrado pela professora e coordenadora de ambos cursos, Diane Meri Weiller Johann, desenvolveram pictogramas. O material  apresentou um projeto iconográfico de 11 pontos turísticos da cidade que, por meio de representações fiéis, proporcionou aos usuários um entendimento mais rápido e divertido dos lugares, destacando suas características e peculiaridades formais.

O momento final da atividade foi marcado por uma exposição oral sobre a importância da salvaguarda dos lugares e da arquitetura patrimonial. A conversa foi realizada pelo professor Tarcisio Dorn de Oliveira, juntamente com a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Júlia Chassot, e pelo acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Matheus da Rocha.

Na fala, foram destacados o contexto sociocultural e as características morfológicas da Praça da República, Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Ijuí, Clube Ijuí, Prefeitura de Ijuí e o Prédio da extinta Comissão de Terras e Colonização.

De acordo com o professor Tarcisio, a arquitetura da área central de Ijuí constitui-se de um cenário com paisagens que fazem alusão a significados simbólicos e representativos. “Essas representações consolidam diversas relações de identidade importantes para o coletivo ijuiense, pois estabelece para a comunidade importantes vínculos entre o lugar, identidade, memória e cidadania”, salienta.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí