Sob nova regência, Coral Unijuí apresenta novidades ao público - Unijuí

Sob nova regência, Coral Unijuí apresenta novidades ao público

Desde o início do mês de março, o Coral Unijuí está com uma nova regente: Lizandra Rodrigues. Bacharel em Piano, com estudos em Regência Coral e especialização em Música de Câmara, a musicista traz para a Unijuí uma ampla experiência e já propôs mudanças para o coro da Universidade.

Lizandra deu aula de percepção na Universidade Católica de Salta, na Argentina, onde participou do Coro de Câmara; e ao retornar para o Brasil, foi pianista e preparadora do Coral da PUC-RS, em Porto Alegre, onde atuou também como regente do Coro Sesc RS.  A convite, foi para São Paulo participar como regente do projeto Canto em Movimento, desenvolvido por Reynaldo Puebla. Lá, atuou também como regente no Coro Serasa Experian; como regente e pianista do Instituto Baccarelli; foi preparadora vocal do Grupo Vocal Trato no Tom, do Coral Zanzalá no litoral paulista; e do Grupo Vocal Brodway Voices. Teve, ainda, a oportunidade de cantar no Coral Jovem do Estado de São Paulo sob a regência de Naomi Munakata, um dos maiores nomes da regência coral mundial.

“Comecei no Coral Unijuí na primeira semana de março e fiquei bastante feliz com o resultado vocal dos integrantes. Todas as coisas novas que eu trouxe, toda a técnica de ensino para canto coral, estou conseguindo instituir. Temos cantores proativos, que respondem rápido ao aprendizado. É um grupo muito bom para trabalhar”, destacou a regente, que atualmente reside em Panambi, onde é professora de música dos Anos Iniciais do Colégio Evangélico Panambi e onde dá aulas para o Coro Infantojuvenil, além de administrar a escola Usina da Música.

Os ensaios do Coral Unijuí são realizados nas quartas-feiras, quando são trabalhadas questões mais técnicas e a leitura de peças novas; e no sábado à tarde, quando são trabalhadas as partes cênica, técnica vocal e leitura de peças.

A apresentação do Coral Unijuí, com novo repertório e agora com coreografia, pôde ser conferido na Fenasoja e na apresentação realizada no campus da Unijuí em Ijuí, durante o Dia das Línguas Estrangeiras. “Estamos nos preparando para o concerto de 30 anos do Coral, que será realizado no dia 10 de julho, no Salão de Atos da Unijuí, e já começamos a nos preparar para feiras e para apresentações de fim de ano. Teremos canções natalinas modernas, para fechar com chave de ouro o ano”, reforçou, lembrando que um novo edital, para seleção de novas vozes, deve ser lançado neste ano.