Novas visitas a escolas com Educação Infantil são realizadas por acadêmicas - Unijuí

Novas visitas a escolas com Educação Infantil são realizadas por acadêmicas

Na última segunda-feira, 16 de maio, acadêmicas dos cursos de Pedagogia, Matemática, Letras e Educação Física da Unijuí, coordenadas pela professora Eulália Beschorner Marin, a partir dos estudos de Currículo na Educação Infantil, realizaram uma segunda fase de visitas às escolas com Educação Infantil.

“Escolhemos a escola com mais idade, a cinquentona EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, e a recém-nascida Dona Coruja. Buscamos saber como a ousadia e a experiência materializam a organização curricular. As crianças não estavam de corpo presente nas instituições visitadas, mas lá nas paredes, mesas, painéis e instalações estavam seus registros, seus escritos, que certamente vão compor as suas histórias”, explicou a professora Eulália, lembrando que na segunda-feira a turma foi recebida pela coordenadora e professoras da Educação Infantil.

A Educação Infantil na EFA é especial, conforme lembraram as educadoras, porque lá nasceu a Educação Infantil em Ijuí, em 1968, com o Instituto Psicopedagógico Infantil - IPPI e Mario Osorio Marques. As professoras, em sua maioria formadas na Unijuí, neste momento dão continuidade ao trabalho iniciado há cinco décadas.

“Possibilitar que, hoje, as acadêmicas conheçam escolas de Educação Infantil é oportunizar que materializem uma possibilidade de docência frente aos desafios impostos pelo cuidar e educar crianças do berçário ao pré-escolar. Conhecer os espaços, materiais e o que falam as professoras desmistifica o que se diz que ‘no chão da escola a teoria é outra’. No chão da escola estão os sujeitos, já escritos por tantos”, reforçou Eulália, citando como exemplo alguns autores que acompanham os educadores sem descansar: Piaget, Vygotsky, Wallon, Montessori, Decroly, Freinet, Pikler, Malaguzzi, Formosinho, Sarmento, Falk, Barbosa, Fochi e Osteto.