Preparem seus trabalhos: mais um Salão do Conhecimento está sendo preparado pela Unijuí - Unijuí

A Unijuí, por meio da Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, já iniciou os preparativos para o Salão do Conhecimento 2022 - um dos maiores eventos institucionais de divulgação da produção em pesquisa e extensão, que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre ações desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes. O evento apresenta produções nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores, pesquisadores, extensionistas e acadêmicos um espaço de diálogo entre si e com a comunidade externa.

De acordo com a assessora da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Claudia Didoné, pode-se esperar da próxima edição um grande evento. “A expectativa é pela retomada das atividades presenciais, depois de duas edições que foram totalmente online. Nesse sentido, a equipe organizadora está empenhada em estruturar uma programação diferenciada nos quatro campi - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos”, afirma.

Para este ano o evento acontecerá em formato híbrido, ou seja, com atividades tanto presenciais como online. Em relação à apresentação de trabalhos, a maior parte permanecerá virtual, mas serão realizadas sessões de exposição de trabalhos na forma de pôsteres. “Estas sessões poderão ser visitadas pelos participantes para conhecer os resultados da pesquisa e extensão produzida na Universidade. As palestras e outras atividades que serão organizadas pelos cursos de graduação também serão presenciais”, acrescenta.

Previsto para ocorrer entre os dias 24 e 28 de outubro, o Salão do Conhecimento 2022 possui como temática central o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, que converge diretamente com o tema abordado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, o Salão tematiza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No momento da submissão de trabalhos no evento, o participante indica a área de conhecimento e também o ODS. Com isso, as sessões de apresentação são organizadas a partir da convergência dos temas”, comenta.

Está ansioso para o Salão do Conhecimento 2022? Em breve as normas e templates serão divulgados no site da Unijuí. No dia 9 de junho, às 14h, será realizada uma formação sobre submissão de trabalhos e técnicas de redação científica, que pode ser acessada neste link. “Dessa forma, os participantes já podem organizar a produção dos seus trabalhos. As inscrições para o Salão do Conhecimento estarão disponíveis a partir do mês de junho e ficarão abertas até o início de agosto”, finaliza Cláudia.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí