Formação Geral com professores e funcionários debate o fortalecimento da democracia - Unijuí

Na manhã desta quinta-feira, dia 19 de maio, ocorreu a primeira Formação Geral para professores e funcionários da Unijuí, no Salão de Atos. O debate "O mundo pós-pandemia, (pré)guerra e a Política: as instituições e o fortalecimento da democracia" foi transmitido para os outros campi da Universidade.

O intuito das Formações Gerais é fazer com que cada professor, por exemplo, possa projetar seu trabalho dentro da temática, como o ensino e as metodologias aplicadas em sala de aula, convergindo com o mundo atual.

A vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, fez uma breve introdução antes do debate, explicando como ocorrerão as formações neste ano. “Essa atividade, juntamente com as outras que virão, foram pensadas para que possamos debater questões que são inerentes ao nosso fazer, que é discutir e pensar a sociedade, e como nós, Universidade, percebemos isso”, explicou.

Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, esses momentos são fundamentais para que os professores possam debater sobre as atualidades. “Grandes protagonistas que existem nos nossos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu vão realizar reflexões sobre esses assuntos e como eles se relacionam com a Universidade”, completou.

O primeiro bate-papo realizado no ano reuniu professores de diversos cursos da Instituição e foi intermediado pelos professores doutores do PPG em Educação nas Ciências, Sidinei Pithan da Silva e Vânia Lisa Fischer Cossetin, e pelos professores doutores do PPG em Direito, Gilmar Antonio Bedin e Matheus Fornasier.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí