Programa de Residência Médica da Unijuí forma especialistas para o acompanhamento em todos ciclos da vida - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Programa de Residência Médica da Unijuí forma especialistas para o acompanhamento em todos ciclos da vida

Foto autorizada pela paciente

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, da Unijuí, ao longo de 16 anos, já formou 24 especialistas. Os primeiros estudantes ingressaram no ano de  2006, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar) e em 2010, a Pós-Graduação foi expandida e incluiu também a prefeitura de Ijuí. Atualmente, o programa também conta com dois residentes em formação.

O objetivo da Universidade, além de incentivar que os profissionais permaneçam na região, é formar médicos para atuação no SUS, com foco nas características e problemas reais da região. “Boa parte dos médicos formados trabalha em nossa região. Além disso, no processo de formação, existe uma grande interação com os municípios e com as suas equipes de saúde, com os preceptores e com os professores da Unijuí. Desta forma, a Universidade contribui de maneira importante para a qualificação da Atenção Primária à Saúde na região”, destaca o professor doutor Luís Antônio Benvegnú, coordenador do Programa de Residência.

Uma das principais características desenvolvidas durante a formação é o saber ouvir os pacientes. Keli Cielo concluiu a Residência neste ano e atua profissionalmente no ESF Cruzeiro do Sul - FUMSSAR, em Santa Rosa. Para ela, a formação contribui com o cuidado das pessoas e da comunidade. “Somos especialistas no cuidado das pessoas ao longo da vida, independente do problema de saúde, do sexo, da idade, ou do órgão afetado pela doença. Nós, médicos da família,  proporcionamos ao paciente um cuidado integral, realizando medicina centrada na pessoa e não apenas na sua doença”, afirma a egressa.

Keli explica que os pacientes recebem um atendimento com qualidade técnica e humanizado, com foco na prevenção e promoção de saúde. “Com o que chamamos de cuidado longitudinal, benefício esse inerente a poucas especialidades médicas,  acompanhamos a pessoa ao longo da vida, ou seja, ao longo de ciclos importantes como: infância, adolescência, pré-natal, idade adulta e velhice. Na medicina de família atuamos também como o coordenador do cuidado, evitando que o paciente se submeta a exames, procedimentos ou consultas sem necessidade, a chamada prevenção quaternária”, destaca a especialista.

A Unijuí, enquanto Universidade Regional e comunitária, promove e incentiva inúmeras ações pelo desenvolvimento regional. A formação de médicos especialistas em Família e Comunidade reflete diretamente a curto, médio e longo prazo, nas comunidades em que os profissionais estão inseridos, na promoção da saúde, no início, na evolução, no tratamento ou reabilitação.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.