Interessados ainda podem ingressar na Especialização em Fitoterapia Clínica até o final desta semana - Unijuí

A primeira edição da Especialização em Fitoterapia Clínica iniciou suas aulas no último final de semana, mas ainda pode receber estudantes, sem afetar o cronograma, nesta semana.  As próximas aulas acontecem nesta sexta-feira e sábado, dias 27 e 28, com atividades teóricas e práticas, que incluem uma visita ao Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR) - a Escola Fazenda da Unijuí, com avaliação de cultivo de plantas medicinais. Manifeste seu interesse, sem compromisso, neste link.

Uma iniciativa única na região, que busca capacitar profissionais da saúde para prescrição e indicação de plantas medicinais e fitoterápicos, para atendimento nos sistemas de saúde público e privado. “A primeira turma possui uma formação diversa, sendo que a maioria dos estudantes possui alguma relação com plantas medicinais, seja familiar ou de trabalho. Eles buscam qualificação para conseguir prescrever com eficácia e segurança, o uso das plantas medicinais”, destaca a coordenadora do curso, professora doutora Christiane de Fatima Colet.

A docente também explica que essa é uma área, ainda, abordada de forma superficial em todos os cursos de graduação da área da saúde. “O tratamento a partir de plantas medicinais e fitoterápicos pode se tornar um diferencial muito grande para os profissionais. É uma área em que o comércio tem aumentado muito e nós precisamos pensar na segurança do paciente e na eficácia dos produtos oferecidos” finaliza Christiane.

A Pós-Graduação tem duração de 360 horas, divididas em módulos que abordam as seguintes temáticas: aspectos introdutórios do uso de plantas medicinais e fitoterápicos; seu uso para para problemas maiores de saúde, como doenças crônicas ou que necessitam de tratamento contínuo; plantas medicinais e fitoterápicos para problemas menores de saúde, como sintomas gripais, dores, enxaqueca, gripes e resfriados; aspectos relacionados com a segurança de uso; e o uso de plantas medicinais e fitoterápicos no tratamento estético e nutricional.