Unijuí abre a Programação do Profissional do Futuro no campus de Ijuí - Unijuí

Unijuí abre a Programação do Profissional do Futuro no campus de Ijuí

Universidade recebe estudantes e professores de toda a região

Um dos mais tradicionais eventos da Unijuí volta a ser realizado de forma presencial nesta terça-feira, 24 de maio: o Profissional do Futuro. Voltado aos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, o evento conta com uma série de atividades no campus de Ijuí, até a quinta-feira, 26 de maio. O campus de Santa Rosa receberá as atividades no dia 31 de maio.

Durante os quatro dias, são esperados mais de seis mil estudantes e cerca de 150 escolas de toda a região. “A expectativa é grande para estes quatro dias. Estamos com a Instituição organizada, com vários profissionais trabalhando para apresentar aos estudantes o que há de melhor na Universidade. Os participantes terão a oportunidade de ter diversas experiências, que passam pelo nosso fazer universitário”, destacou a reitora, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que “nestes dias estaremos trabalhando com o sonho destes alunos e, com certeza, deixaremos tudo organizado para recebê-los da melhor forma possível no seu, esperamos, futuro novo local de estudo”.

Diferente de anos anteriores, o Profissional do Futuro 2022 acontece no primeiro semestre, para que os estudantes tenham tempo de pesquisar e decidir qual profissão pretendem seguir. E para tornar esse processo mais fácil e divertido, a Universidade organizou uma extensa programação que conta com a mostra dos cursos de graduação e também com práticas laboratoriais. Ao chegar na Instituição, os alunos recebem um guia, com informações sobre todas as atividades que são ofertadas. Eles podem, ao longo do dia, realizar até quatro oficinas, sendo que, em cada participação, eles ganham uma medalha, que dá direto, ao final do evento, a um brinde exclusivo da Unijuí.

Enquanto o curso de Administração realiza a oficina “Inovando com Legos”; a Agronomia mostra os “Caminhos do Agro” e conta com “visita à Escola Fazenda”. O curso de Arquitetura e Urbanismo oferta a “oficina de Mobiliário Urbano” e a Biomedicina trabalha a “Anatomia aplicada à Harmonização Facial” e a prática no Laboratório de Análises Clínicas (Unilab), sobre os níveis de glicose. O curso de Ciências Biológicas convida para a mostra “Conhecer para Preservar''; e os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software trabalham “o futuro das profissões a partir das tecnologias”.

Nas Ciências Contábeis, os estudantes têm a oficina “Idealize o seu negócio e contabilize o seu sucesso”; e no Design, a oficina de Design de Superfície. O Direito trabalha a oficina de Gênero, a audiência simulada e a visita ao Escritório Modelo. Enquanto isso, a Educação Física tem atividades de Escape Room, esgrima e slackline. A Enfermagem mostra o “Atendimento ao paciente com parada cardiorrespiratória” e a Engenharia Civil oferece a oficina “Balançando as estruturas”. A Engenharia Elétrica e a Engenharia Química demonstram aos estudantes os caminhos para conquistar o futuro; a Engenharia Mecânica explica por que o avião voa; e a Engenharia da Produção traz o questionamento sobre quantos alfinetes é possível produzir em um minuto.

O curso de Estética e Cosmética apresenta a experiência de uma Clínica de Estética; e o curso de Farmácia explora o mundo das superbactérias. A Fisioterapia explica “o que faz um fisioterapeuta”; a Gastronomia trabalha “Aromas e Sabores” e o curso de História conta com o “Desafio da Esfinge”, realizado em parceria com o curso de Letras - que também tem “bate-papo para conhecer o profissional de Letras”. Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda contam com uma série de atividades, como as oficinas de” Telejornalismo”, “Criação em áudio” e “Storytelling”.

O curso de Medicina apresenta a “simulação realística de uma prática médica’; a Medicina Veterinária leva os alunos para conhecer “as atividades do Hospital Veterinário”; a Nutrição trabalha a oficina “Você tem fome de quê?”; a Pedagogia oferece “bate-papo e Ciranda das Linguagens”; e o curso de Psicologia tem um “Papo reto sobre orientação profissional”.

A programação conta, ainda, com “Aulão de Redação”, sempre das 10h30 às 11h30, no Salão de Atos da Universidade. Atividades recreativas e de orientação também são realizadas pela Rádio Unijuí FM e pelo Escritório de Relações Internacionais. Nos intervalos, os estudantes ainda podem participar de atividades com a Cia Cadagy e Coral Unijuí.

As oficinas ocorrem todos os dias, das 9h às 10h e das 10h30 às 11h30, no período da manhã, e à tarde das 13h30 às 14h30 e das 15h às 16h. No dia 25, haverá a possibilidade de participação no período da noite, com oficinas ofertadas das 19h às 20h e das 20h30 às 21h30.