Atletas da Unijuí disputam Jogos Universitários Gaúchos na categoria atletismo - Unijuí

Atletas da Unijuí disputam Jogos Universitários Gaúchos na categoria atletismo

Três acadêmicos da Unijuí vêm se preparando intensamente para alçar voos ainda maiores no cenário esportivo universitário. Gabriela Lamb Bender, Renan Barckfeld e Victor Debesaitis irão representar a Unijuí nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) neste sábado, dia 18 de junho.

Os estudantes vão disputar as provas de atletismo, que ocorrem na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Os atletas, que fazem parte da Associação Noroeste Runners (ANR), possuem parceria com a Unijuí para a concessão de Bolsas de Estudo. Como voluntário e chefe de equipe, o também presidente da Associação, Ethor Martins da Silva, irá acompanhar os atletas durante a competição.

Gabriela irá concorrer na prova de 5.000 metros e afirma que se sente preparada para dar o seu máximo nos Jogos. “Venho treinando forte desde fevereiro para essa e outras competições que estão chegando. Meu objetivo é fazer uma prova rápida, dar o meu melhor e ficar entre as primeiras colocadas”, conta.

Disputando na categoria sub-23 e adulta, o atleta Victor Debesaitis está se preparando para a competição há pouco mais de seis meses para as provas de 800, 1.500 e 5.000 metros. As metas que vem alcançando permitem que o atleta tenha uma alta expectativa. “Por conta dos resultados que eu venho fazendo, creio que posso chegar até os jogos universitários brasileiros. Vou dar o meu melhor para tentar chegar ao mundial universitário”, salienta.

Renan Barckfeld irá competir na categoria adulta nas provas de 5.000 e 10.000 metros. Assim como os demais, segue treinando de forma intensa para este evento que reúne atletas de diversas universidades gaúchas. “Venho me preparando há 45 dias. Espero fazer uma grande prova e chegar entre os três primeiros colocados”, completa.

De acordo com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime Gonzalez, a Universidade já participou dos Jogos Universitários Gaúchos antes, mas há um tempo não tinha representantes no evento. "Todas as atividades que a Universidade proporciona para os estudantes, fora daquelas próprias de seu curso, potencializam o enriquecimento pessoal dos participantes, desenvolvendo competências e habilidades que se expressarão certamente também em sua vida profissional. É assim com a participação na iniciação científica, a extensão universitária, os grupos culturais, os cursos de línguas estrangeiras e, claro, também com a participação nas equipes esportivas", explica o professor, ressaltando a importância desse espaço para o esporte dentro do ambiente universitário.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí