Acadêmica comenta experiências e seu crescimento pessoal em Projeto de Extensão da Unijuí - Unijuí

Mediar conflitos nunca será uma tarefa fácil e precisa-se de preparação para realizar conciliações. Nesse contexto, a Unijuí conta com projetos que buscam auxiliar a comunidade na resolução de conflitos e oportunizar aos acadêmicos dos cursos de Direito e Psicologia, participantes da iniciativa, a vivência destas ações, preparando-os para o mercado de trabalho e para a vida.

A acadêmica de Direito da Unijuí, Jordana Appel Endl, é extensionista do Projeto de Extensão Cidadania para Todos que, dentre suas inúmeras atividades, está ensinando e aplicando práticas de mediação junto com professores, diretores e coordenadores das escolas.

O Projeto Cidadania para Todos, em companhia dos Projetos de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos; e Diálogos: Tecendo Vidas Sem Violência de Gênero, realiza uma atividade que visa, por meio da justiça restaurativa e da comunicação não violenta, ensinar a mediar os conflitos existentes no ambiente escolar.

Jordana conta que sempre teve sua atenção voltada à solução de divergências, pois, segundo ela, “em qualquer lugar que a gente vai existem conflitos. Tentar solucioná-los de maneira pacífica sempre me pareceu uma necessidade e eu vi uma possibilidade de fazer isso acontecer por meio da extensão, aprendendo tudo o que eu podia com o projeto”, diz.

O Projeto permite que os acadêmicos desenvolvam competências para realizar a mediação no ambiente escolar, a partir da orientação, mas também os auxilia a desenvolver e aplicar essas ações em seu cotidiano. “A gente para de ver problema no outro e começa a resolver primeiro as nossas questões. Posteriormente, a gente consegue conversar com o outro de uma forma não violenta e assim os problemas diminuem muito”, salienta.

A acadêmica acrescenta que tanto a mediação quanto a participação em projetos auxiliam diretamente na evolução enquanto estudante, profissional e pessoa. “A gente vê uma melhora gritante nas pessoas que participam e eu vejo em mim também uma evolução muito grande, fazendo parte disso tudo”, completa.

Se você quer ingressar numa universidade que visa desenvolver nos seus estudantes as necessidades do mercado e competências para decolar na carreira profissional e também na vida pessoal, seu lugar é na Unijuí.

As inscrições para o Vestibular de Inverno encerram-se nesta segunda-feira, 20 de junho, com vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais, com exceção de Medicina, que conta com processo seletivo específico. Mais informações você encontra em unijui.edu.br/vestibular-presencial

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí