Com excelentes resultados, atletas da Unijuí vão para os Jogos Universitários Brasileiros - Unijuí

O final de semana foi de destaque para a Unijuí nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs). No sábado, a acadêmica Gabriela Bender e os estudantes Renan Barckfeld e Victor Debesaitis alcançaram, juntos, sete pódios, sendo três vezes na primeira posição. O resultado possibilita que os atletas representem a Universidade nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrem em Brasília, no mês de setembro.

A atleta Gabriela agradeceu e parabenizou seus colegas de equipe, além de comemorar o desempenho individual. A estudante, que competiu na prova dos 5.000 metros, ficou em primeiro lugar, com a parcial mais rápida de 3'25"/km. “É muito bom representarmos a Universidade e conseguir bons resultados. Vamos juntos aos Jogos Brasileiros”, salienta.

O atleta Victor Debesaitis disputou em três categorias, ficando em segundo lugar na prova de 800 metros e em terceiro lugar nas provas de 1.500 e 5.000 metros. Já Renan Barckfeld foi o primeiro e o segundo colocado nas provas de 10.000 metros e 5.000 metros, respectivamente.

Segundo o presidente da Associação Noroeste Runners (ANR), Ethor Martins, ter atletas da Associação concluindo provas com performances de alto nível comprova o excelente trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos. “Estou muito feliz pelos resultados. Realmente, foi um dia de vitórias e de ter certeza que a sementinha que estamos plantando vai germinar, dar frutos e crescer”, comenta.

O presidente agradeceu também à Unijuí, por permitir que atletas possam conciliar os estudos com a carreira esportiva, fazendo com que se insiram na sociedade grandes cidadãos. “Queria agradecer, em nome dos atletas, a oportunidade que a Universidade deu em proporcionar a eles esses momentos. Acredito que o esporte é um vetor de reinserção social e de proteção à pessoa, portanto, estou orgulhoso de ajudar um pouco nisso tudo”, acrescenta.

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Fernando Jaime González, os JUBs serão uma ótima experiência para esses acadêmicos, além de reiterar o que significa o convênio entre Unijuí e ANR. “É uma parceria que está dando seus primeiros passos, mas que será muito bom dar continuidade. Mando aos atletas um forte abraço, desejo que descansem bastante, se recuperem e que os treinos continuem com grande intensidade”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí