Estudantes de Comunicação da Unijuí são premiadas em Congresso da Região Sul, o Intercom - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Comunicação da Unijuí são premiadas em Congresso da Região Sul, o Intercom

As estudantes do primeiro semestre dos cursos de Comunicação da Unijuí, a graduanda em Publicidade e Propaganda, Amanda Buchner Amaral, e em Jornalismo, Andressa Buchner do Amaral, ganharam a premiação da Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, com o melhor trabalho experimental na categoria Produção Publicitária Audiovisual para Internet, com o vídeo Solum

A Exposição, que integrou a programação do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul de 2022 (Intercom), realizado na última semana em Balneário Camboriú, é uma premiação para os melhores trabalhos experimentais realizados pelos estudantes de Comunicação. Para que sejam selecionados, os trabalhos devem ser realizados em sala de aula sob a supervisão de algum professor. O vídeo de conscientização no trânsito foi produzido na disciplina de Fotografia e Vídeo para Mídias Digitais, ministrada pela professora doutora Gisele Noll. 

A estudante de Publicidade e Propaganda conta um pouco sobre a experiência de participar pela primeira vez de um Congresso de Comunicação, e ainda, ser vencedora em uma categoria. “Eu não tenho nem palavras para descrever a sensação que foi subir naquele palco e receber o troféu. Ter esse reconhecimento gigantesco, principalmente para a nossa região, e ter a chance de apresentar o trabalho no maior Congresso de Comunicação do Brasil, no primeiro semestre da faculdade, é muito gratificante”. Andressa complementa: “com toda certeza, posso dizer que inscrever trabalhos neste evento realmente vale a pena e é uma experiência que todos os alunos da Comunicação precisam viver”.

O tema do vídeo produzido pelas alunas surgiu a partir de um insight que a Amanda teve ao ver o plano zenital em uma aula - nesse tipo de enquadramento, a câmera fica a 90º do objeto, e assim, focaliza o sujeito a ser observado. Ela contou para a irmã que queria começar um curta com uma pessoa acordando e que o final seria essa mesma pessoa acordando em outro lugar. Começaram a ter ideias, incrementar a história, com perguntas, confusões, meias respostas e barulhos incertos, até chegar na história final. No começo, a ideia das irmãs era ser apenas um curta-metragem, mas quando apresentado para a mãe, veio a sugestão de transformá-lo em uma campanha de conscientização sobre o trânsito e elas pensaram: por que não? E assim o Solum foi criado. 

Os vencedores do Intercom Sul irão apresentar seus trabalhos no Congresso Nacional, entre os dias 5 e 9 de setembro de 2022, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB (Centro Comunicação, Turismo e Artes).  

O Intercom Sul, evento que visa a socialização da produção científica de pesquisa e extensão em Comunicação Social dos três estados do Sul do Brasil, este ano aconteceu entre os dias 16, 17 e 18 de junho, em Santa Catarina, e o curso de Comunicação da Unijuí esteve presente.

Por Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.