Unijuí e Corsan realizam reunião de trabalho para definir ações de termo de parceria - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí e Corsan realizam reunião de trabalho para definir ações de termo de parceria

Voltada ao desenvolvimento de projetos de inovação, a parceria entre a Unijuí e a Corsan, firmada no início deste ano, começa a ganhar forma. Nesta quarta-feira, 22 de junho, representantes das duas instituições estiveram reunidos para discutir um plano de ação para execução de projetos que resultem em soluções às demandas apresentadas. 

As discussões se dividiram em dois momentos: o primeiro, pela manhã, contando com a presença do superintendente regional missões da Corsan, João Batista Corim da Rosa; o representante da Diretoria de Comercial, Inovação e Relacionamento, Luiz Henrique Feijó; o prefeito de Ijuí Andrei Cossetin; o secretário de Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão; a coordenadora da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, Fabiana Simon; a coordenadora da Incubadora de Empresas - Criatec da Unijuí, Maria Odete Palharini; e o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que conduziu a apresentação da Universidade e dos laboratórios que fazem parte do Espaço Mais Inovação, onde poderão ser desenvolvidos os projetos demandados. 

O segundo momento foi realizado na parte da tarde, com a equipe técnica da Corsan e os professores e pesquisadores da Unijuí. A reunião aconteceu com objetivo de discutir de forma mais técnica e efetiva as demandas apresentadas por parte da Corsan, para que se possam ser construídas soluções efetivas. 

De acordo com o superintendente regional missões da Corsan, João Batista Corim da Rosa, uma das principais demandas é a conscientização da população sobre a importância de se conectar ao sistema de saneamento básico. “Nós estamos desenvolvendo uma série de obras na região, mas ainda sentimos que há dificuldade no entendimento, por parte da população, sobre a importância de dar um destino correto para o esgotamento sanitário. É importante discutirmos isso porque de nada adianta a Corsan investir em obras de saneamento se a população não se conectar, pois se não o fizerem não conseguiremos resolver o problema de saúde pública. Por isso, nossa intenção é trazer o corpo técnico da Unijuí, através da inovação, mas principalmente a partir do olhar do marketing, para desenvolvermos ações voltadas à conscientização da população sobre essa necessidade e importância de conectarem-se ao sistema de esgotamento sanitário”, destaca.

O representante do diretor Jean Carlo Flores Bordin, da Diretoria Comercial, Inovação e Relacionamento da Corsan, Luiz Henrique Feijó, afirma que contar com as Universidades para pensar soluções de cidadania é de extrema importância para o desenvolvimento das regiões. “Há inúmeras questões que precisamos trabalhar e usar a tecnologia e a pesquisa para isso é fundamental. Precisamos, por exemplo, pensar em novas tecnologias para substituir os hidrômetros, com uma medição automatizada nas casas, que é uma realidade da Corsan. Isso não serve só pra nossa eficiência, mas também para gerar mais informação para o cidadão acompanhar o seu processo de consumo. Por isso, é uma satisfação podermos contar e discutir isso com a Unijuí”, comenta. 

A partir das demandas apresentadas ontem, voltadas às áreas de marketing e engenharias, os pesquisadores e técnicos da Universidade irão trabalhar em propostas para avaliar o que é possível desenvolver por intermédio dos laboratórios que a Universidade dispõe. Na primeira quinzena de agosto, um novo encontro entre as instituições deve acontecer, a partir de um workshop, para realizar as conexões entre os projetos.

“Internamente, vamos montar um grupo de trabalho para discutir as leituras que os professores pesquisadores fizeram a partir das demandas e, com base nisso, serão produzidas as propostas que serão apresentadas no workshop com os técnicos da Corsan em agosto”, finaliza o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González. 


Compartilhe!