Inscrições para o exame Celpe-Bras encerram-se neste sábado - Unijuí

Inscrições para o exame Celpe-Bras encerram-se neste sábado

No sábado, 6 de agosto, encerram-se as inscrições para o Celpe-Bras, exame realizado para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. A Unijuí é um dos postos aplicadores da prova, que ocorrerá de 18 a 20 de outubro, obedecendo o cronograma e etapas previstas no edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No dia 18 de outubro, no turno da manhã, ocorre a aplicação da parte escrita, na qual é solicitado que os participantes possuam competências de compreensão oral e leitura. No mesmo dia, no turno da tarde, inicia-se a aplicação da avaliação oral, que terá sequência nos demais dias, até 20 de outubro. Nesta etapa, os participantes precisam interagir com os avaliadores sobre tópicos de interesse geral.

Para obter o certificado, o examinando deve alcançar certo nível de desempenho em ambas as partes do exame. A partir do nível intermediário, o candidato recebe o certificado de proficiência, que é concedido conforme seu desempenho, podendo obter também os níveis intermediário superior, avançado e avançado superior.

Além de instituições de ensino superior, a prova é realizada também em representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, além de outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí