Criatec encerra 3° ciclo do Programa Ideiaz com sucesso - Unijuí

Criatec encerra 3° ciclo do Programa Ideiaz com sucesso

Para marcar o fechamento do atendimento de 10 semanas do Programa Ideiaz, a Criatec da Unijuí organizou um Pitch Night para oportunizar aos sete projetos apoiados a apresentação de seus negócios. Realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Sebrae e Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o Programa Ideiaz tem como objetivo apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos inovadores e empreendimentos de impacto socioambiental, em estágio inicial, a partir da conexão com mecanismos de geração de empreendimentos - como incubadoras e aceleradoras - de todas as regiões do País.

A banca contou com a participação de Rafaela Burger, de Florianópolis, graduada e mestre em Administração, com foco em Educação Empreendedora e Startups, que atualmente é pesquisadora e professora do Instituto Federal de Santa Catarina; e de Fabiano Bitar, pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Senac e em Digital Business pela USP, empreendedor executivo com 20 anos de mercado e experiência nas áreas de marketing digital, publicidade, tecnologia e inovação, que além de avaliar, contribuiu com sugestões para melhoria nas propostas.

“O programa traz um novo horizonte, reforça a importância e a relevância deste atendimento que auxilia os futuros empreendedores a desenvolverem seus negócios, sendo apoiados e acompanhados pela Incubadora, através das qualificações e mentorias oferecidas. É enriquecedor para nós, que acompanhamos, ver os empreendedores chegarem com a ideia no papel e sair após 10 semanas com o protótipo validado e, muitas vezes, com o produto estruturado”, salienta Elizandra Pinheiro da Silva, analista de Planejamento da Criatec, lembrando que, neste ciclo, foram compartilhadas experiências com empreendedores dos estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Para a empreendedora Sthefany Machry Martinez, de São Paulo, responsável pela PromAme, a experiência que teve com a Criatec foi  transformadora.  “Entramos no programa de aceleração com apenas uma ideia e terminamos o ciclo com um produto já em fase de testes com clientes reais.  Isso por conta das mentorias individuais, que sempre nos impulsionaram a ir além e contribuíram muito para o desenvolvimento.  Além disso, nas aulas em grupo encontramos um espaço para muita troca e compartilhamento de experiências e insights. Todo o processo foi incrível”, disse.

A proposta de solução da PromAme é transformar vidas, apoiando a amamentação sem dor via interação com uma plataforma. Visando reduzir o desmame precoce e as principais dificuldades no processo de aleitamento materno, como dores e retorno ao mercado de trabalho, foi desenvolvida a plataforma para empresas que queiram oferecer o benefício para colaboradoras gestantes e puérperas.

Para o consultor Victor Mabilia da empresa Gaia Consultoria, que presta consultoria para os empreendedores, o Programa Ideaz tem sido uma experiência muito rica, tanto para os empreendedores quanto para os mentores que participam da jornada. “Em sua terceira  edição, foram aceleradas startups de diferentes projetos de impacto socioambiental, nas áreas da saúde, bem-estar e educação. Uma importante característica do programa é a troca de experiências entre os participantes, fator que enriquece muito o processo de aprendizado e aceleração das startups participantes. Um diferencial do programa é estar inserido na Criatec, um ambiente de inovação incrível, competitivo e de destaque nacional, onde sou muito grato por ser mentor nos programas de aceleração, em especial o Ideaz”.

Para o segundo semestre, será lançado o edital de seleção para incubação na modalidade virtual para os projetos atendidos no programa Ideiaz. A Criatec também se prepara para atender negócios do Catalisa ICT na área da saúde.

Para aqueles empreendedores que estão com alguma ideia e gostariam de empreender, estão abertas as inscrições para a próxima rodada do programa Ideiaz, até este domingo, 7 de agosto. Mais informações podem ser obtidas em programaideiaz.com.br.