Unijuí FM lança Concurso Literário para estudantes de Ensino Médio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí FM lança Concurso Literário para estudantes de Ensino Médio

Foi lançado oficialmente pela Unijuí FM e curso de Letras da Unijuí o Concurso Literário “Abrindo a Cápsula do Tempo: Como estão o Mundo e o Meio Ambiente 21 anos depois?”. A atividade integra o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas e traz em sua temática uma alusão ao aniversário da Rádio. 

Através do gênero Crônica Argumentativa, estudantes do Ensino Médio de Ijuí e região terão acesso a um enunciado que simula uma carta escrita em 2001 e colocada numa cápsula do tempo, que está sendo aberta agora. Nesta carta estão descritos acontecimentos importantes daquela época, como a morte da cantora Cássia Eller, o ataque às torres gêmeas do World Trade Center e, claro, o lançamento da Unijuí FM, quando, naquele ano, dava o play em sua primeira música da programação: I Still Haven’t Found What I’m Looking For, da banda irlandesa U2. Na cápsula do tempo também está descrito como era o meio ambiente há 21 anos, cujos problemas debatidos, giravam em torno da água potável, derretimento das geleiras e florestas destruídas. 

Com base  neste enunciado, o estudante deve refletir sobre a temática e se posicionar sobre como estão o mundo e o meio ambiente hoje, em comparação com o ano de 2001. O mundo melhorou? Estamos cuidando melhor do meio ambiente? Por que? A crônica argumentativa deverá ter até duas páginas escritas à mão ou até 30 linhas, fonte Arial 12, se digitalizada.

Os textos poderão ser enviados para o e-mail concursoliterario@unijui.edu.br até o dia 16 de setembro ou entregues na secretaria da Unijuí FM, como em outras edições. O Concurso Literário 2022 tem apoio da Unimed Noroeste, Totem Vestibulares, Yázigi, Aiqfome Ijuí, Fonte da Ilha, Literatus Xoks, Ensina Mais Turma da Mônica, Rota Smart, Gasteiz Vitória e NetCopy. 

Premiações

A partir de critérios estabelecidos pela comissão de avaliação do Concurso Literário, serão selecionadas as 10 melhores crônicas, entre todos os inscritos do Ensino Médio, sendo que todos os alunos selecionados e seus professores orientadores receberão certificado de participação. 

Para o aluno classificado em 1º lugar será concedida uma Bolsa de Estudos de um Curso Intensivo pré-vestibular do Totem Vestibulares, para  o aluno classificado em 2º lugar será concedida uma Bolsa de Estudos de um Curso de Inglês com duração de um semestre do Yázigi Idiomas (não estando incluso material didático), e para o terceiro classificado será concedido um vale-livro no valor de R$ 150,00 da Literatus Xoks. Estes três primeiros colocados também ganharão de presente um fone de ouvido personalizado do Aiqfome Ijuí e um kit personalizado Unijuí FM, Unijuí, Natura e demais apoiadores.

Esta edição do concurso também irá premiar os professores orientadores das crônicas selecionadas em primeiro, segundo e terceiro lugares. Eles receberão uma Bolsa de Estudos de 80%, 60% e 40%, respectivamente, em um curso de qualificação Unijuí, na área de conhecimento que o professor desejar (condicionado à realização com o fechamento de turma), com prazo para realização do mesmo até 30 de junho de 2023 e um kit personalizado UNnijuí FM, Unijuí, Natura e apoiadores.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.