Unijuí participa pela quarta vez do maior evento de inovação e interação cultural da América Latina - Unijuí

Nos dias 23 e 24 de setembro acontecerá a edição 2022 do Rally Latinoamericano de Innovacion, competição internacional que tem como objetivo promover a inovação entre estudantes universitários da América Latina. A Unijuí irá participar do evento pelo quarto ano consecutivo e, desta vez, os campus de Santa Rosa e Panambi serão as sedes da competição.

Os inscritos terão 28 horas para formar equipes, selecionar um desafio real da sociedade e pensar em uma solução criativa para ele. A ideia deverá ser apresentada por meio de um vídeo com duração de até 2 minutos e um relatório que contenha a potencial sustentabilidade e impacto social da proposta. O problema pode ser de vários âmbitos: social, ambiental, organizacional, logístico, entre outros.

Neste ano, serão 12 países participando em mais de 150 sedes. No Brasil, o evento terá início às 12h de sexta-feira, dia 23, quando serão apresentados os desafios. Em seguida, serão constituídas as equipes, que deverão ter no mínimo quatro e no máximo 10 integrantes. Durante o Rally, os participantes terão uma atividade de interação intercultural com uma equipe de outro país, por meio do TikTok.

As equipes vencedoras nas categorias de Inovação e Impacto Social, das sedes de Panambi e Santa Rosa, serão premiadas com uma vaga na pré-incubação da Criatec e mais 10 horas de mentorias para transformar a ideia de solução em negócio. “O Rally trabalha a competência de solução de problemas, promove o diálogo, conexões com outros participantes, além de proporcionar aos estudantes a certificação em um evento internacional”, destaca o coordenador da Criatec de Santa Rosa, Lucas Escher.

O evento é aberto a estudantes de todos os cursos de Graduação e de todos os níveis. Professores, pesquisadores e profissionais também podem fazer parte de uma equipe (máximo um por equipe). As inscrições para participantes serão abertas em breve no site rallydeinnovacion.org. Interessados deverão realizar a inscrição individualmente.