Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho inicia com palestra sobre saúde mental - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho inicia com palestra sobre saúde mental

Teve início nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), destinada aos colaboradores de todas as mantidas da Fidene: Unijuí, Rádio Unijuí FM, Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e Museu Antropológico Diretor Pestana. A programação, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), será realizada de forma híbrida, com atividades presenciais e online.

A abertura da Sipat 2022 foi marcada por uma fala institucional do vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg. “Quando falamos em prevenção de acidentes de trabalho, normalmente vinculamos isso com algum caso de acidente, mas pequenas coisas podem ir dificultando nosso ambiente de trabalho e se acumulando durante anos sem que a gente perceba. Faz parte prevenirmos e prestarmos atenção nisso também”, destacou.

Nesse sentido, o tema que norteou a primeira palestra da semana foi “Saúde mental no trabalho”, com o psicólogo Kevin Camilio. Ele ressaltou que saúde mental, de certa forma, equivale ao bem estar do sujeito, e explicou como o trabalho está relacionado com essa questão. “O trabalho faz parte da identidade do sujeito. Quando ele não consegue se encontrar no trabalho, há muitas chances de um adoecimento psíquico. Por isso, a saúde mental é tão importante no ambiente de trabalho: ela impacta nas suas realizações do trabalho e as realizações do trabalho impactam no seu ambiente familiar”, afirmou o psicólogo.

A palestra ocorreu no Centro de Eventos do campus Ijuí, com transmissão ao vivo para os demais campi da Universidade, por meio do canal da Unijuí no YouTube. 

Programação Sipat 2022

Terça-feira, 16 de agosto, às 14h

Palestra online sobre o tema “Segurança nas instalações elétricas no ambiente de trabalho”, com a professora do curso de Engenharia Elétrica, Taciana Enderle.

Quarta-feira, 17 de agosto, às 14h

Palestra online sobre o tema “Benefícios da prática da ginástica laboral no espaço de trabalho”, com a professora do curso de Educação Física, Moane Krug, e a responsável técnica pelo Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde do campus Santa Rosa, Vanessa dos Santos.

Quinta-feira, 18 de agosto, às 14h

Relato de vivência com Silvana Batista

Apresentação da Cia Cadagy Unijuí

Local: Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, com transmissão ao vivo para os demais campi pelo canal da Unijuí no YouTube


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.