Bicentenário da Independência é tema abordado no Rizoma - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Bicentenário da Independência é tema abordado no Rizoma

A menos de uma semana para a Independência do Brasil completar 200 anos, o Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 1º de setembro, debateu a representatividade desta data nos tempos atuais. “7 de Setembro: um olhar contemporâneo sobre o Bicentenário da Independência” foi o tema do primeiro Rizoma do mês.

Os convidados do programa foram o pedagogo e mestre em História, professor Jaeme Callai; o doutor em Direito e pós-doutor em Teoria Política Contemporânea, professor Gilmar Bedin; e o historiador, escritor e pesquisador, Rodrigo Trespach.

Iniciando o debate, Trespach salientou que, muitas vezes, a população desconhece o que levou o Brasil à ruptura com Portugal. Como qualquer evento histórico ele não nasce de um dia para o outro, existe um processo anterior. “Um tempo atrás possuíamos um olhar muito focado nas figuras históricas mais relevantes. Hoje já temos uma ideia de historiografia mais voltada às variadas perspectivas e as maneiras de olhar o Brasil”, relatou.  

Já o professor Jaeme Callai destacou que as dificuldades socioeconômicas da população dificultam o acesso ao ensino da História. “A História é ainda um ‘luxo’, as pessoas estão preocupadas em como vão colocar comida na mesa, como vão conseguir um emprego, como vão fazer a sua independência. Por outro lado, pensando na formação básica, o estudo da História é ainda um pouco relegado a um segundo momento”, ressaltou.

Bedin comentou que o Brasil vive um momento em que não sabe se aposta no futuro ou busca no passado as respostas para os problemas atuais. “Como sociedade acreditávamos que éramos o país do futuro, tínhamos uma crença de que as coisas iriam se resolver por elas mesmas e agora estamos nos dando conta que não. Isso nos gerou uma ‘crise da meia idade’ e, talvez por isso, não conseguimos fazer uma grande festa no Bicentenário e discutir o que de fato é a nossa identidade”, afirmou.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Confira o programa na íntegra:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.