Encontro entre representantes da Unijuí e da Indústria de Óleos e Essências Aromáticas é realizado em Três Passos - Unijuí

Nesta terça-feira, dia 13 de setembro, estiveram reunidos, no campus Três Passos da Unijuí, o coordenador do campus, professor André Giovane de Castro; a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência de Inovação Tecnológica da Unijuí (Agit), Fabiana Simon; e os sócios da Indústria de Óleos e Essências Aromáticas de Três Passos, Dirceu e Pedro Diel. O encontro teve como objetivo abordar assuntos relacionados à execução do projeto de pesquisa “Uso de óleo essencial no tratamento de saúde humano, animal e vegetal”.

O projeto, desenvolvido em parceria pelas instituições e executado na Universidade sob a coordenação dos professores José Antonio González e Christiane Colet, teve início no mês de agosto e busca comprovar a eficácia dos óleos essenciais para fins humanos, veterinários e vegetais. Estão sendo testados dois óleos essenciais produzidos pela empresa, tanto o óleo livre como nanoemulsionado. “Os primeiros testes com os óleos já apresentaram resultados promissores para o desenvolvimento de três produtos inovadores”, relata a representante da Agit, Fabiana Simon, que acompanha a execução do projeto.

Neste momento, estão sendo realizados testes in vitro para avaliar a segurança e eficácia dos óleos, e já foi iniciada a aplicação na área experimental do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder), a Escola Fazenda da Unijuí. “As parcerias entre Universidade e empresas para o desenvolvimento da inovação é o caminho mais exitoso da transferência do conhecimento produzido na Universidade”, afirma Fabiana.