Sandbox: bairro de Ijuí pode se tornar ambiente experimental para novas ideias e tecnologias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Sandbox: bairro de Ijuí pode se tornar ambiente experimental para novas ideias e tecnologias

Na tarde da última quinta-feira, 15 de setembro, foi realizada uma reunião junto ao Espaço + Inovação Unijuí, a fim de debater a possibilidade de o bairro São Geraldo se tornar um espaço de experimentação para validação técnica e tecnológica de soluções para Cidades Inteligentes. A iniciativa parte do conceito de sandbox, um modelo experimental para negócios inovadores, que buscam testar e validar suas tecnologias antes de aplicá-las na versão final.  

À frente da reunião esteve o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González. Participaram representantes da comunidade, da Universidade, dos Poderes Executivo e Legislativo.  “Essa foi uma reunião inicial, que teve como objetivo criar uma governança para que o bairro São Geraldo seja convertido em um espaço de experimentação de tecnologias, de ideias, como parte do projeto Cidades Inteligentes”, explicou o professor Fernando, lembrando que Foz do Iguaçu já trabalha com a ideia de um bairro inteligente, onde soluções tecnológicas, selecionadas por meio de edital, vão para experimentação, validação e aprimoramento em um ambiente real, que é o bairro Vila A. 

A iniciativa tem em sua governança representantes da comunidade, do Poder Executivo, e conta com a universidade para a tomada de decisões e a definição dos critérios de avaliação.  “Geralmente as tecnologias são utilizadas durante um ano e, a partir da avaliação que é realizada, é estudada a legislação necessária para expandir a ideia para outros lugares da cidade”, comenta o vice-reitor, completando que acadêmicos da Unijuí - de cursos como Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design - vão poder se envolver na iniciativa, pensando de forma conjunta na infraestrutura do bairro.

Após a reunião, o próximo passo é a estruturação de um instrumento legal, um projeto por parte da prefeitura e com apoio da Unijuí, para que possa ser dado encaminhamento à constituição da governança e posterior protocolo junto à Câmara Municipal. Até o fim do ano, uma nova reunião deve ser realizada, para que o Executivo possa explanar suas ideias. Um dos desejos é testar no bairro São Geraldo uma solução para o fim dos resíduos orgânicos, a partir da ideia Lixo Úmido Zero.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.