Unijuí participa de Rally Latinoamericano de Innovación neste final de semana  - Unijuí

Unijuí participa de Rally Latinoamericano de Innovación neste final de semana

Nesta sexta-feira e sábado, dias 23 e 24 de setembro, acontecerá o Rally Latinoamericano de Innovación 2022, competição internacional que tem como objetivo promover a inovação entre universitários da América Latina. A Unijuí irá participar do evento pelo quarto ano consecutivo e, nesta edição, os campus Santa Rosa e Panambi serão as sedes da disputa.

Os estudantes inscritos precisam selecionar um desafio, formar equipes, entender o problema e propor uma solução criativa para ele. Tudo isso em apenas 28 horas. As equipes da Unijuí vencedoras nas categorias de Inovação e Impacto Social serão premiadas com uma vaga na pré-incubação da Criatec, além de 10 horas de mentorias para transformar a ideia de solução em negócio.

O evento terá início ao meio-dia desta sexta-feira, dia 23. Além do Brasil, outros 11 países integrarão o Rally, sendo que os participantes estarão espalhados por mais de 150 sedes. “A abertura será virtual e simultânea para as sedes de Panambi e Santa Rosa, bem como para todos os países e sedes participantes”, explica o responsável pela Criatec no campus Santa Rosa, Lucas Escher.

Cada equipe precisará escolher um desafio real da sociedade, que pode ser proposto por empresas, organizações não governamentais e outras instituições. A solução idealizada pelo grupo deverá ser apresentada em um vídeo com duração de até dois minutos e um relatório que contenha a potencial sustentabilidade e impacto social da proposta. “Iremos disponibilizar espaços nos dois campi para as equipes trabalharem e desenvolverem suas ideias”, ressalta Lucas.

Durante o Rally, os participantes terão ainda uma atividade de interação intercultural com uma equipe de outro país, por meio da plataforma de vídeos TikTok. “O Rally trabalha a competência de solução de problemas, promove o diálogo, a conexão com outros participantes, além de proporcionar aos estudantes a certificação em um evento internacional”, destaca Lucas.

O evento é aberto a estudantes de todos os cursos de Graduação e de todos os níveis, sendo que as equipes deverão conter no mínimo quatro e no máximo 10 integrantes. Professores, pesquisadores e profissionais também podem fazer parte de um grupo (limite de um por equipe). Interessados em participar deverão realizar a inscrição individual por meio do site oficial do evento.