Atividades da Semana do Coração ocorrem na próxima semana em Ijuí - Unijuí

Atividades da Semana do Coração ocorrem na próxima semana em Ijuí

De 25 a 30 de setembro, a Unijuí, por meio dos cursos do Núcleo da Saúde e do Mestrado em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), irá promover a Semana do Coração, juntamente com o Hospital de Caridade de Ijuí, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal da Saúde. As atividades, que ocorrem em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro, têm como objetivo proporcionar uma reflexão sobre os cuidados com a saúde.

A Semana do Coração é destinada a profissionais da área da Saúde, estudantes de Graduação, mestrandos e comunidade externa. A participação é gratuita e não é necessário efetuar inscrição prévia. A programação irá iniciar neste domingo, dia 25, com a realização da 6ª Caminhada e 2ª Corrida do Coração HCI. A ação acontecerá na Praça da República de Ijuí, das 9h às 12h.

Já na segunda-feira, dia 26, das 14h às 17h, serão promovidas atividades nos Laboratórios do curso de Estética e Cosmética da Unijuí, com os pacientes agendados para aula prática da disciplina de Estética na Comunidade. Procedimentos capilares, faciais e de embelezamento, verificação de glicemia, consulta estética e entrega de informativo sobre os impactos da glicação na saúde estão entre as ações programadas, que abordam o tema “Saúde cardiovascular e estética: evite o consumo excessivo de açúcar”.

Na terça-feira, dia 27, das 10h às 11h20, haverá uma atividade de orientação aos técnicos administrativos e de apoio da Unijuí, com verificação da pressão arterial e aplicação de questionário sobre saúde do coração. Nesse mesmo horário estará acontecendo, simultaneamente, a Gincana do Conhecimento na Saúde do Coração, junto aos estudantes do 2º ano do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Ijuí. Pela parte da tarde, das 13h30 às 17h, ocorrerá uma ação de orientação na sala de espera do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir).

Durante a noite, das 19h30 às 22h30, acontecerá o Seminário do Programa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, com a realização de três palestras. A primeira delas terá como tema “Infarto Agudo do Miocárdio: o que precisamos saber?”. O palestrante será o médico cardiologista e mestrando do PPGAIS, Rivelino Bertollo Junior. A segunda abordará o assunto “Nutrição e Saúde Cardiovascular: entender para prevenir” e será ministrada pela nutricionista Ana Paula Corteze Ott, também do PPGAIS. Finalizando o Seminário, a fisioterapeuta e professora do PPGAIS, Eliane Roseli Winkelmann, ministrará a palestra “Fisioterapia na Reabilitação Cardíaca: prevenir e reabilitar”. O evento será transmitido pelo canal da Unijuí no YouTube, através deste link.

Na quarta-feira, 28 de setembro, das 15h30 às 16h45, a programação segue com a promoção de uma ação interativa com os pacientes que realizam a reabilitação cardiopulmonar e metabólica no CER III - Unir. As fisioterapeutas e mestrandas do PPGAIS Cleide Martins Vieira e Gabriela Garcez Breunig foram as convidadas para palestrar durante a atividade, intitulada “Descomplicando o Coração”. Também neste dia, às 17h, haverá o lançamento, em diversos idiomas, do vídeo “Prevenção na saúde cardiovascular”.

No dia seguinte, 29 de setembro, das 7h30 às 10h, serão promovidas diversas ações no Unilab, como aferição de pressão arterial, medidas antropométricas, avaliação dos fatores de risco para doenças cardiovasculares por meio de questionário virtual e orientações sobre a prevenção de doenças cardiovasculares. À noite, das 19h15 às 22h30, ocorrerá no Centro de Eventos da Unijuí a atividade “Prática meditativa como estratégia para proteção do sistema cardiovascular”.

Já na sexta-feira, 30 de setembro, a professora Maristela Borin Busnello e estudantes do Estágio em Saúde Coletiva II do curso de Nutrição irão prestar orientações aos pacientes na ESF Luiz Fogliatto, durante o turno da manhã. Além disso, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ocorrerá na sala de espera da UTI Coronariana do HCI a entrega da cartilha “Protegendo seu coração”, com orientações para os familiares dos pacientes.

Em outubro, nos dias 7 e 8, será realizado o curso “Descomplicando o Eletrocardiograma: bases para a interpretação do eletrocardiograma”, com duração total de seis horas. A promoção é da Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Vascular. O curso, destinado a estudantes e profissionais de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, acontecerá no Centro de Eventos da Unijuí. O valor da inscrição e mais informações podem ser obtidas neste link.

Para saber mais sobre a Semana do Coração, acesse o site unijui.edu.br/eventos ou entre em contato com a Central de Eventos da Unijuí, pelo e-mail eventos@unijui.edu.br ou telefone 55 3332 0200 - Ramal 3600.