Estudantes do Ensino Médio de Santa Rosa participam da primeira edição do Desafio Unijuí - Unijuí

Incentivar estudantes do 3º ano do Ensino Médio a pensarem em soluções inovadoras envolvendo a temática das Cidades Inteligentes. Essa foi a proposta da primeira edição do Desafio Unijuí. Um dia após ser realizado em Ijuí, o evento chegou também a Santa Rosa. Nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, o campus da Universidade recebeu alunos e professores de quatro escolas do município, que participaram de diversas dinâmicas durante todo o dia.

A programação do Desafio Unijuí, que ocorreu na Sala Coworking, iniciou com uma atividade de integração, seguida por oficinas de criatividade. Os estudantes foram divididos em seis grupos com no máximo quatro integrantes, cada um de uma escola diferente. No final da manhã, as equipes receberam temáticas que deveriam nortear suas propostas: empreendedorismo e economia; educação e meio ambiente; segurança e governança; energia, tecnologia e inovação; urbanismo e mobilidade; e saúde.

Durante a tarde, depois de uma oficina de Pitch ministrada pela facilitadora do evento, Leonice Parnoff, os alunos trabalharam nas soluções para os temas apresentados. Para isso, as equipes contaram com a mentoria de professores da Unijuí, das áreas envolvidas no Desafio. Cada grupo teve quatro minutos para apresentar sua proposta e os jurados escolheram as três melhores soluções, que foram premiadas com troféu e medalhas. “Os alunos conseguiram discutir, construir e trabalhar colaborativamente”, destacou o professor Peterson Avi, coordenador do Projeto Cidades Inteligentes.

A professora da Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, Nara Coppetti, que esteve acompanhando os estudantes durante o evento, avaliou positivamente a iniciativa da Unijuí. “Os alunos foram incentivados a desenvolver um projeto de uma maneira mais criativa, inovadora, e eles estão adorando. Inclusive eu peguei algumas ideias para usar em sala de aula, justamente porque está bem legal, eles estão com foco, com atenção, que é o grande desafio do professor hoje. Então é uma configuração muito interessante”, salientou.

A coordenadora do setor de Captação e Prospecção Estudantil da Universidade, Vivian Strochein, também fez uma avaliação do primeiro Desafio Unijuí. “A receptividade das escolas foi muito boa. É uma experiência nova. A maioria não conhecia esse formato, nunca trabalhou com Pitch, com cidades inteligentes, e hoje eles tiveram um aprofundamento desses temas. Tanto hoje em Santa Rosa, quanto ontem em Ijuí, tivemos soluções muito boas, que podem ser levadas para o setor público como propostas”, ressaltou.

O vencedor da primeira edição do Desafio Unijuí em Santa Rosa foi o grupo que abordou a temática Educação e Meio Ambiente. Em segundo lugar, ficou a equipe do eixo Economia e Empreendedorismo e, em terceiro, o grupo de Energia, Tecnologia e Inovação. Além disso, todos os alunos ganharam a isenção da taxa de inscrição para o Vestibular de Verão Unijuí 2023.