Lançado edital para seleção de estudantes estrangeiros aos cursos de Mestrado e Doutorado da Unijuí - Unijuí

A Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, lançou na tarde desta terça-feira, 27 de setembro, o edital para seleção de estudantes estrangeiros aos cursos de Mestrado e Doutorado, para ingresso em 2023. A seleção tem o intuito de ampliar o intercâmbio de estudantes oriundos de países com os quais a Universidade mantém relações de cooperação, estimulando a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiando a formação de recursos humanos de alto nível.

Conforme explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a internacionalização é uma das propostas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), discutido em 2019, com ações para 2020-2024. “Temos dois eixos na internacionalização: na graduação, trabalhamos para que nossos estudantes tenham o contato com outros países, pessoas e culturas, o que contribui para a sua formação. Na Pós-Graduação Stricto Sensu, trabalhamos, além da questão cultural, na expansão da influência da Instituição no campo da pesquisa e produção do conhecimento”, explicou.

Conforme consta no edital, apresentado pela assessora de Relações Internacionais, Vanderleia Haiski, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direito estão ofertando, cada um, duas vagas para o Mestrado e uma para Doutorado. Além disso, os Programas em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, que possuem apenas oferta de Mestrado, também estão com duas vagas abertas para ingresso.

Para estar apto a uma vaga, o candidato deve ser cidadão de país com o qual o Brasil mantém acordo de cooperação cultural, científica e tecnológica ou relações diplomáticas; ter curso de graduação ou mestrado completo em uma das áreas do conhecimento compatíveis com o curso pretendido; ter conhecimento da Língua Portuguesa em nível suficiente para acompanhar os estudos; e ser financeiramente responsável por suas despesas de viagem e manutenção durante a estadia no Brasil.

“Vejo como uma boa oportunidade ser estudante da Unijuí”, relatou durante o encontro o doutorando em Modelagem Matemática e Computacional, Luis Adolfo Patiño Hernandez, natural do Equador, aprovado por meio de edital para estudar na Universidade. “Eu posso participar de congressos internacionais, compartilhar conhecimentos, ter novas experiências, formar grupos de pesquisas e ainda aprender novas línguas, como o português, o alemão e o inglês”, disse.

Mestrando em Educação nas Ciências, Gastón Achaval foi um dos estudantes aprovados por meio de edital e iniciou seus estudos na Unijuí de forma remota, em 2021, por conta da pandemia. Ele é argentino e está há dois semestres residindo em Ijuí, junto à Unicasa. “Quando eu ainda estava na Argentina, já recebia todo auxílio da Unijuí. Todos estão sempre abertos para auxiliar. Aqui participo de grupos de pesquisas, de atividades culturais, compartilhando e tendo novas experiências”, comentou.

Quem também fez um relato de sua experiência na Unijuí foi Adeyemi Maafouz Alabi, natural do Benim - África, que realiza o mestrado em Direitos Humanos na Universidade. O estudante destacou que o edital é bastante acessível para os estrangeiros e que na Unijuí conta com a ajuda de todos. “As pessoas são muito acolhedoras. É fácil aprender porque você não estuda sozinho. Há sempre professores e estudantes te acompanhando”, afirmou.

Inscrições

Interessados em participar da seleção devem encaminhar a documentação solicitada no Edital VRPGPE nº 21/2022 para o e-mail eri@unijui.edu.br. A seleção dos candidatos se dará mediante entrevista e análise do projeto de pesquisa, currículo e demais documentos, e será realizada pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação, com a participação de um representante do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, considerando os interesses de cada linha de pesquisa.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 15 de novembro e a divulgação do resultado ocorrerá no dia 30 do mesmo mês. Para mais informações, acesse o Edital VRPGPE nº 21/2022, disponível em bit.ly/editaiseri ou entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais da Universidade, por meio do e-mail eri@unijui.edu.br ou WhatsApp 55 98146 1888.