Segunda semana da Mostra de Projetos Integradores tem apresentações das áreas de Direito, Psicologia, Saúde e Gestão - Unijuí

Nesta semana, de segunda a quinta-feira, a Mostra de Projetos Integradores contou com apresentações dos módulos 2 e 4 das áreas de Direito, Psicologia e Saúde, que integra os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Também apresentaram estudantes do módulo 2 de Gestão, reunindo turmas de Ciências Contábeis e Administração.

Do curso de Direito, os trabalhos socializados pelos estudantes contemplaram os temas geradores “Relações negociais, jurisdição e formas alternativas de solução de conflitos” e “Direitos Humanos e Fundamentais no mundo globalizado”. Já os projetos de Gestão são do módulo “Competitividade e agregação de valor”. Da área de Saúde os temas geradores foram “Atenção à saúde” e “Gestão em saúde” e de Psicologia “A escuta do sujeito” e “Psicologia e Educação”.

A estudante do curso de Nutrição, Carline Zanuso, desenvolveu, juntamente com seu grupo, um projeto de conscientização sobre obesidade infantil, trabalhando com estudantes dos primeiros e segundos do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo a respeito da importância de manter hábitos saudáveis. “Os projetos integradores nos aproximam da realidade profissional e geram troca de conhecimento entre os diferentes cursos, enriquecendo o trabalho e possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico acerca dos problemas sociais”, destacou Carline.

Já a estudante de Administração, Victória Fridrich, trabalhou sobre estratégia de agregação de valor na produção de soja, analisando o retorno de investimento de um pivô central de irrigação em uma área de 100 hectares da Fazenda Faxinal AgroBrasil. “O PI é essencial para a formação profissional do acadêmico, pois proporciona uma experiência prática do curso de administração, nos instigando a resolver um problema já existente de uma empresa real, e assim, aplicando e aprofundando o conhecimento adquirido durante as aulas”, afirmou Victória.

Os PIs são componentes curriculares que fazem parte da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. Por meio deles, os estudantes, desde o primeiro semestre do curso, têm contato com a realidade de suas comunidades, através de desafios que são encaminhados pela população, por empresas ou entidades. Com auxílio dos professores e dos mentores, que são profissionais voluntários, os acadêmicos são desafiados a encontrar soluções para as demandas apresentadas.

A Mostra do segundo semestre letivo de 2022 iniciou na última semana, no dia 14 de novembro e segue até o dia 15 de dezembro, com apresentações em todos os campi da Unijuí. Ao todo, serão 30 turmas e 160 projetos, que atendem a 91 desafios.