Prova presencial do Vestibular de Verão Unijuí 2023 é realizada nos quatro campi - Unijuí

Este domingo, dia 27 de novembro, foi dia de Vestibular de Verão Unijuí 2023. Após dois anos de realização do processo seletivo apenas de forma virtual devido à pandemia, nesta edição os inscritos puderam optar entre fazer a prova online ou presencial. Os candidatos que escolheram a segunda opção dirigiram-se, nesta manhã, aos campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos para concorrer às quase 2 mil vagas distribuídas entre mais de 30 cursos de Graduação.

Neste ano, na prova presencial, os vestibulandos tiveram duas horas, das 9h às 11h, para elaborarem uma redação dissertativa-argumentativa com o tema “Geração ‘nem-nem’ no Brasil é o dobro do que em países ricos”. De acordo com relatório da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2020, 35,9% dos adultos de 18 a 24 anos no Brasil não estavam nem estudando nem trabalhando, a chamada geração “nem-nem”. Em países mais ricos, esse índice é de menos da metade: 15,1%.

Segundo a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a Unijuí buscou propor um tema atual e que incentivasse os vestibulandos a pensarem sobre seu papel no futuro da sociedade. “Tivemos na pandemia um grande número de estudantes que desistiram do Ensino Médio e agora não estão estudando, mas também estão com dificuldade de ingressar no mercado de trabalho pela falta de qualificação. Então o convite, com esse tema de redação, foi para que os estudantes reflitam qual a opinião deles sobre essa geração, o que leva as pessoas a estarem nessa condição e o que pode ser um mecanismo de superação dessa realidade”, explicou Fabiana.

A vice-reitora também destacou a qualidade dos cursos ofertados pela Universidade. “Ao longo dos três últimos anos, realizamos um trabalho muito importante de remodelação dos nossos currículos, então esses estudantes que estão hoje realizando a prova de vestibular vão ingressar em cursos que têm currículos extremamente modernos, conectados com o mercado de trabalho e com aquilo que se está sendo discutido, mundialmente, em termos de educação”, ressaltou Fabiana.

Nesta edição, a Unijuí trouxe uma novidade no processo seletivo: a concessão de quatro bolsas de estudo, de 50%, pelo período de um ano, para os vestibulandos que obtiverem as quatro melhores notas na classificação geral da prova presencial. A divulgação da lista de classificados e do boletim de desempenho irá ocorrer na quarta-feira, dia 30 de novembro. Já o período de matrículas dos classificados será entre 1º e 15 de dezembro.

Lembrando que neste domingo, às 17h, encerra-se o período para realização da prova online. Assim como no formato presencial, o exame consiste em uma redação dissertativa-argumentativa e o candidato possui duas horas para produzir e efetuar a entrega da mesma. O tema é sorteado automaticamente. Após as duas horas, ocorrerá o encerramento e encaminhamento automático da redação, sem possibilidade de alterações.

Para mais informações, acesse o site unijui.edu.br/vestibularpresencial ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0557, WhatsApp (55) 3332-0200 ou e-mail vestibular@unijui.edu.br.