Prova presencial do Vestibular de Verão Unijuí 2023 é realizada nos quatro campi - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Prova presencial do Vestibular de Verão Unijuí 2023 é realizada nos quatro campi


Este domingo, dia 27 de novembro, foi dia de Vestibular de Verão Unijuí 2023. Após dois anos de realização do processo seletivo apenas de forma virtual devido à pandemia, nesta edição os inscritos puderam optar entre fazer a prova online ou presencial. Os candidatos que escolheram a segunda opção dirigiram-se, nesta manhã, aos campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos para concorrer às quase 2 mil vagas distribuídas entre mais de 30 cursos de Graduação.

Neste ano, na prova presencial, os vestibulandos tiveram duas horas, das 9h às 11h, para elaborarem uma redação dissertativa-argumentativa com o tema “Geração ‘nem-nem’ no Brasil é o dobro do que em países ricos”. De acordo com relatório da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2020, 35,9% dos adultos de 18 a 24 anos no Brasil não estavam nem estudando nem trabalhando, a chamada geração “nem-nem”. Em países mais ricos, esse índice é de menos da metade: 15,1%.

Segundo a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a Unijuí buscou propor um tema atual e que incentivasse os vestibulandos a pensarem sobre seu papel no futuro da sociedade. “Tivemos na pandemia um grande número de estudantes que desistiram do Ensino Médio e agora não estão estudando, mas também estão com dificuldade de ingressar no mercado de trabalho pela falta de qualificação. Então o convite, com esse tema de redação, foi para que os estudantes reflitam qual a opinião deles sobre essa geração, o que leva as pessoas a estarem nessa condição e o que pode ser um mecanismo de superação dessa realidade”, explicou Fabiana.

A vice-reitora também destacou a qualidade dos cursos ofertados pela Universidade. “Ao longo dos três últimos anos, realizamos um trabalho muito importante de remodelação dos nossos currículos, então esses estudantes que estão hoje realizando a prova de vestibular vão ingressar em cursos que têm currículos extremamente modernos, conectados com o mercado de trabalho e com aquilo que se está sendo discutido, mundialmente, em termos de educação”, ressaltou Fabiana.

Nesta edição, a Unijuí trouxe uma novidade no processo seletivo: a concessão de quatro bolsas de estudo, de 50%, pelo período de um ano, para os vestibulandos que obtiverem as quatro melhores notas na classificação geral da prova presencial. A divulgação da lista de classificados e do boletim de desempenho irá ocorrer na quarta-feira, dia 30 de novembro. Já o período de matrículas dos classificados será entre 1º e 15 de dezembro.

Lembrando que neste domingo, às 17h, encerra-se o período para realização da prova online. Assim como no formato presencial, o exame consiste em uma redação dissertativa-argumentativa e o candidato possui duas horas para produzir e efetuar a entrega da mesma. O tema é sorteado automaticamente. Após as duas horas, ocorrerá o encerramento e encaminhamento automático da redação, sem possibilidade de alterações.

Para mais informações, acesse o site unijui.edu.br/vestibularpresencial ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0557, WhatsApp (55) 3332-0200 ou e-mail vestibular@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.