Dia do Estudante Internacional marca socialização de experiências de estudantes e professores da Unijuí - Unijuí

Para marcar o Dia do Estudante Internacional, celebrado em 17 de novembro, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí realizou nesta quarta-feira, 30, um encontro que promoveu o multiculturalismo no Centro de Eventos da Universidade. A atividade teve o intuito de valorizar a comunidade de estudantes estrangeiros nas Instituições de Ensino Superior, incluindo a Unijuí, e também motivar outros acadêmicos a buscarem experiências além de suas fronteiras.

“Para a Unijuí, é muito importante contarmos com a presença de estudantes estrangeiros. A interação propiciada enriquece culturalmente nossos acadêmicos, que têm contato com novas culturas, idiomas e experiências”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que destacou que o intercâmbio é uma questão de coragem, de querer assumir o desafio de conhecer outro país, sabendo que a experiência será enriquecedora e transformadora.

“Quando saí da Argentina, há 30 anos, não tinha muita clareza de como seria. Não tínhamos muitos recursos como agora, como a própria internet. Vim para cursar a pós-graduação, acabei trabalhando no Brasil e percebi que aqui eu teria novas oportunidades. Hoje, enquanto Universidade, queremos que cada vez mais estudantes tenham a experiência do intercâmbio e, por isso, trabalhamos constantemente em nosso processo de internacionalização”, completou.

Apresentado pela assessora do ERI, Vanderléia de Andrade Haiski, o evento abriu espaço para que professores e estudantes internacionais pudessem apresentar recortes de seus países. Os professores de língua alemã, Cristina Trentini e Gabriel Stapf, compartilharam a experiência de morar na Alemanha. Nicole Bedoya, além de participar da organização do evento, também falou, ao lado de Krista Arellano, sobre o Multiculturalismo nos EUA. Elas são americanas e professoras assistentes de inglês na Universidade.

Na sequência, os estudantes de Agronomia e Administração, Aissatou Diouf e Ibrahima Cissé, apresentaram a Gastronomia Senegalesa. Depois, ocorreu a apresentação de Músicas e Ritmos da Argentina pelo mestrando em Educação nas Ciências, Gastón Achaval. Histórias das Mulheres Amazonas foram apresentadas pelo mestrando em Desenvolvimento Regional, Kinth Kpehoun, e pelo mestrando em Direitos Humanos, Maafouz Alabi. Já os Pontos Turísticos do Equador foram apresentados pelo doutorando em Modelagem Matemática e Computacional, Luis Adolfo Patiño.

Ao final do evento, o público pôde degustar de pratos típicos, produzidos pelos estudantes estrangeiros.