Terceira semana da Mostra de PI’s conta com apresentações nos campi Ijuí e Três Passos - Unijuí

Nesta semana, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, ocorreram diversas apresentações durante a Mostra de Projetos Integradores do segundo semestre de  2022, nos campi de Ijuí e Três Passos. Foram socializados trabalhos das áreas de Medicina Veterinária, Psicologia, Direito, Agronomia, Ciências Biológicas, Pedagogia e Educação Física e Gestão, reunindo turmas de Administração e Ciências Contábeis. Além destes, também apresentaram-se acadêmicos da Saúde, que engloba os cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia.

Do curso de Medicina Veterinária, ocorreram apresentações nos módulos 2 e 4, com os temas geradores “Processo Saúde-Doença” e “Saúde Pública e Medicina Veterinária Preventiva”. Na área de Psicologia, foram trabalhados os temas “A escuta do sujeito” e “Psicologia e Educação'', nos módulos 2 e 4, respectivamente, e da Agronomia, “Sistemas Hortícolas”, no módulo 4.

Já os projetos do módulo 2 da área da Saúde abordaram a temática “Atenção à Saúde”; de Ciências Biológicas, módulo 4, a “Biodiversidade e Ambiente”; de Pedagogia e Educação Física, módulo 4, “Planejamento, Currículo e Metodologia”; e  e nos módulos 2 e 4 Gestão foram “Competitividade e Agregação de Valor” e “Marketing e Relação com o Mercado”. No campus Três Passos, o curso de direito abordou “Relações negociais, jurisdição e formas alternativas de solução de conflitos” e “Direitos Humanos e Fundamentais no mundo globalizado”, nos módulos 2 e 4.

Para a estudante do 1º semestre de Biomedicina, Maria Eduarda da Silva Göller, foi gratificante participar pela primeira vez da Mostra de PI’s. “Adquiri muito conhecimento e experiência. Ter contato com a comunidade em meu primeiro semestre da Graduação foi um diferencial para que pudesse ter dimensão da profissão que escolhi seguir. Acredito que conseguimos agregar positivamente a vida dos caminhoneiros, classe profissional de grande importância para economia e desenvolvimento do nosso país”, destacou a estudante que realizou um trabalho juntamente com seu grupo sobre atenção à saúde dos caminhoneiros.

Luiza Mousquer Bueno Calegaro, acadêmica do 2º semestre de Medicina Veterinária, apresentou um projeto sobre a resistência de micro-organismos causadores de mastite bovina aos tratamentos usuais. “O Projeto Integrador nos proporciona, desde o início da nossa formação acadêmica, a experiência de praticar a fala em público, assim como nos instiga a obter maior entendimento da parte prática do curso, onde podemos aplicar o conhecimento das aulas teóricas em situações reais”, contou.

Os PIs são componentes curriculares que fazem parte da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. Por meio deles, os estudantes, desde o primeiro semestre do curso, têm contato com a realidade de suas comunidades, através de desafios que são encaminhados pela população, por empresas ou entidades. Com auxílio dos professores e dos mentores, que são profissionais voluntários, os acadêmicos são desafiados a encontrar soluções para as demandas apresentadas.

A Mostra do segundo semestre letivo de 2022 iniciou no dia 14 de novembro e segue até o dia 15 de dezembro, com apresentações em todos os campi da Unijuí. Ao todo, serão 30 turmas e 160 projetos, que atendem a 91 desafios.