Estudantes de escolas de Três Passos participam de Curso de Formação de Jovens Lideranças da Unijuí - Unijuí

Nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, ocorreu o encerramento do Curso de Formação de Jovens Lideranças Estudantis, promovido pela Unijuí - Campus Três Passos. Além da entrega dos certificados de participação aos estudantes, a programação da tarde contou com um momento de confraternização e avaliação do curso.

Com duração de 10 horas, a formação foi dividida em três encontros, que aconteceram nos meses de outubro e novembro. Participaram cerca de 50 alunos do Ensino Fundamental e Médio, da Escola Estadual de Educação Básica Padre Gonzales, do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo e da Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia.

O primeiro encontro realizado foi com o professor do curso de Direito, Thiago dos Santos da Silva, que abordou o tema “Meu sonho é ser o maior Hokage: juventude, cidadania e política a partir do anime Naruto”. No segundo, os advogados e ex-presidentes do Centro Acadêmico de Direito (Cadi), Luiz Gustavo Sarmento e Vitória Zambonato, bem como o atual presidente do Cadi, Gabriel Bueno da Silva, falaram sobre o assunto “Da escola à Universidade: experiências para compartilhar sobre o movimento estudantil”. O bate-papo foi mediado pelo coordenador do campus Três Passos, professor André Giovane de Castro.

No terceiro encontro, “É hora de planejar: como posso contribuir com a minha escola?”, as professoras do curso de Direito Fernanda Serrer, Eliete Schneider e Márcia de Oliveira incentivaram os estudantes a refletirem sobre seu papel dentro das escolas e como eles poderiam colaborar para melhorias nas mesmas. Dessa forma, nesta sexta-feira, os alunos realizaram um feedback sobre a atividade proposta pelas docentes, compartilhando como foi a recepção das escolas quanto às ideias apresentadas por eles, as questões que evoluíram e as expectativas para o próximo ano.

O coordenador do campus Três Passos, professor André Giovane de Castro, destacou que a primeira edição do Curso de Formação de Jovens Lideranças Estudantis foi muito significativa. “Nós ficamos muito felizes, enquanto instituição e enquanto professores, de podermos compartilhar um pouco do que a nossa Universidade tem a oferecer para a comunidade de Três Passos. Nesse caso, especialmente para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio”, afirmou.

“Para nós, que estamos na escola, sentirmos que estamos fazendo parte de algo assim, que estamos sendo ouvidos, é muito incrível e nos rendeu muito conhecimento. Nos sentimos bem e evoluindo com o passar do tempo, então o período que passamos aqui, nestes três encontros, foi muito bem aproveitado”, avaliou a estudante Sara Vitória Renz, da Escola Estadual de Ensino Médio Águia de Haia.