Campus Ijuí potencializa estudo na área das engenharias por meio de laboratórios - Unijuí

LEC é um dos laboratórios disponíveis para o aprendizado das engenharias

Nos quatro campi da Unijuí existem laboratórios equipados para receber os estudantes que escolhem uma das Engenharias disponíveis na Universidade. Nesses ambientes os acadêmicos podem pesquisar, estudar e testar inúmeros objetos de estudos das suas respectivas áreas. Muitos desses locais estão situados em Ijuí, seja na Sede Acadêmica da Instituição ou no próprio campus.

O Laboratório de Engenharia Civil (LEC) é um destes espaços destinados à experimentação. O espaço do LEC abriga outros laboratórios como Laboratório de Geotecnia, Laboratório de Pavimentação, Laboratório de Cerâmica, Blocos e Pisos, Laboratório Câmara Úmida, Laboratório de Concreto e o Laboratório de Geologia.

Já o Laboratório de Engenharia Química está situado no Complexo 1 da Unijuí Saúde. É neste espaço que os acadêmicos esboçam e conduzem experimentos e interpretam seus resultados. Ainda no campus, o Laboratórios de Química é utilizado por diversos cursos da Instituição, inclusive as Engenharias.

O Espaço + Inovação foi apresentado à comunidade em 2022. O ambiente é o centro de tecnologia da Universidade, pois abriga o Laboratório de Desenvolvimento de IoT e o Laboratório Smart Grid, que buscam incentivar o uso das novas tecnologias e inovações acerca da internet das coisas e redes elétricas inteligentes.

Também no Espaço + Inovação estão localizados os Laboratórios do Grupo de Automação e Controle (GAIC). São eles: o Laboratório de Análise da Qualidade da Energia Elétrica; o Laboratório de Computação Pervasiva; o Laboratório de Sensor e Instrumentação; e o Laboratório de Eletricidade e Potência.

No mesmo ambiente, mas de uso compartilhado, estão o Laboratório de Computação Gráfica, o Laboratório de Redes de Computadores, o Laboratório de Sistemas Operacionais e Distribuídos, o Laboratório de Eletrônica Analógica e Digital e o Laboratório de Automação e Controle.

Localizado na Sede Acadêmica, o Laboratório de Física e o Laboratório do Projeto de Pesquisa Física Para Todos são utilizados pelos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Química.

Você ainda tem a oportunidade de fazer parte dessa transformação. Faça o vestibular contínuo da Unijuí e ingresse no curso de engenharia que mais tem a ver com você. Acesse unijui.edu.br/vestibular e inscreva-se.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí