Espaço para empreender e acelerar sua empresa: conheça a Criatec da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Espaço para empreender e acelerar sua empresa: conheça a Criatec da Unijuí

Ao longo dos seus 15 anos de história, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, consolidou-se como uma importante peça do ecossistema de inovação da região. Presente nos campi de Ijuí e Santa Rosa, a Incubadora tem qualificado cada vez mais o seu trabalho, recebendo, neste ano, a certificação Cerne de Nível 3, durante a 32ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Os níveis de certificação, que vão do 1 ao 4, representam a maturidade da incubadora e os passos dados em direção à melhoria contínua.

Conforme explica a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, hoje a Criatec atua focada em quatro eixos: no primeiro, concentram-se ações de disseminação da cultura do empreendedorismo inovador, por meio de eventos de imersão como hackathons, desafios de inovação, workshops temáticos, visitas técnicas e painéis temáticos. No segundo eixo estão as atividades de planejamento e validação  de novos empreendimentos,  onde há a oferta de trilha de conhecimento, mentoria e infraestrutura de uso coletivo, destinada a pessoas que tem a ideia de empreender e necessitam de auxílio para começar.

“No terceiro eixo trabalhamos a implementação e escala de novos empreendimentos, a oferta de infraestruturas física e tecnológica para uso individual e coletivo, além de um pacote de serviços customizado para cada fase do empreendimento. Por fim, no quarto eixo, temos a inovação aberta, onde mapeamos os desafios das empresas tradicionais e conectamos com as soluções que as startups desenvolvem”, destacou Maria Odete.

Somente no ano passado, a Criatec prestou apoio a 44 empresas, sendo 32 em Ijuí e 12 no campus de Santa Rosa. Além disso, 644 pessoas participaram de eventos de disseminação da cultura do empreendedorismo inovador. “Para receber o apoio da Incubadora é necessário apenas ter uma ideia e a carreira empreendedora como projeto de vida. Na Criatec, trabalhamos com o conceito de Inovação Incremental, que é a introdução mercadológica de produtos, processos e serviços significativamente aprimorados”, explicou a coordenadora, lembrando que os editais para o eixo de planejamento e validação - fase chamada de pré-incubação - são contínuos e podem ser acessados neste link. Já para a fase de implementação e escala - ou de incubação, como é conhecida, os editais são lançados duas vezes ao ano, nos meses de março e novembro. 

As propostas selecionadas na modalidade residente recebem todo o apoio da Criatec para se desenvolver: salas equipadas para uso individual, laboratório de prototipagem e testes, laboratório de soluções criativas, criação de identidade visual, além de um pacote de serviços customizado para cada fase do empreendimento. Na modalidade virtual, os participantes usufruem de espaços de uso coletivo, criação de identidade visual e pacote customizado de serviços para cada fase do empreendimento. 

A Criatec está consolidada como um importante ator do ecossistema de inovação da região. Startups que nascem aqui são premiadas em nível nacional e isso referenda o trabalho sério e comprometido com a nossa missão, que é contribuir com o desenvolvimento econômico da região”, reforçou Maria Odete, lembrando que a parceria que a Incubadora tem com o município de Chiapetta, auxiliando no desenvolvimento da Inovachi, tem sido um importante case para outras cidades.

“A  conquista da certificação Cerne de Nível 3 demonstra que a Incubadora da Unijuí gera sistematicamente empreendimentos de sucesso, possui um modelo de gestão baseado na melhoria contínua e contribui para o desenvolvimento do ecossistema local e regional. Não somos nós que estamos dizendo isso. Passamos por um processo de verificação das nossas práticas e validação dos nossos indicadores. Fomos auditados por auditores externos em 2022, que reconheceram todo o nosso trabalho”, completa a coordenadora.

Em 2023, a Criatec pretende atender o SebraeTec Incubadora, lançado durante congresso em Salvador, rodar o Startup Start em parceria com o Sebrae, além de iniciar o processo de internacionalização, em busca da certificação Nível 4. “Vamos trabalhar na melhora das práticas e indicadores que nos levaram à certificação, o que já gera um bom volume de trabalho”, finaliza Maria Odete. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.