Unilab irá expandir setor de biologia molecular em 2023 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unilab irá expandir setor de biologia molecular em 2023

O Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí - Unilab é um ambiente completo, que realiza exames laboratoriais de análises clínicas, toxicológicas e moleculares. Com duas unidades - no campus Ijuí e no centro da cidade -, o Laboratório atua em regime de 24 horas/dia, proporcionando agilidade na entrega dos resultados. “Por termos uma grande parceria com hospitais, pronto-atendimentos e serviços públicos, possuímos uma diversidade de exames laboratoriais, dos mais simples ao de alta complexidade”, explicou o coordenador técnico do Unilab, professor doutor Matias Nunes Frizzo.

Em 2022, o Unilab realizou mais de 133 mil exames, englobando os testes laboratoriais de análises clínicas, toxicológicos e moleculares. Entre eles, o RT-PCR, para a detecção da covid-19, dengue, zika, chikungunya e tuberculose; além de painéis bacterianos, painéis respiratórios, painéis de HPV e painéis de infecções do trato genito-urinário.

Em comparação com 2021, esse número de atendimentos realizados para a comunidade regional praticamente dobrou. “Em 2022 evoluímos de forma significativa, não somente na quantidade, mas também na diversidade de serviços prestados, onde implementamos novas modalidades de exames laboratoriais. Também aumentamos as nossas parcerias firmadas como, por exemplo, com o município de Ijuí, com o Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado (Cisa) e Hospital Bom Pastor”, avaliou Frizzo. 

Para o coordenador, a ampliação de parcerias foi a principal evolução do Laboratório no ano passado. “Graças a isso conseguimos aumentar o leque de exames laboratoriais que realizamos e proporcionar novas experiências aos acadêmicos que estão atuando no Unilab”, destacou. 

Para 2023 a meta é expandir o setor de biologia molecular. “Nossos planos estão centrados no desenvolvimento de novos exames laboratoriais para a comunidade regional. São exames no âmbito hospitalar e ambulatorial. Com o avanço do nosso parque tecnológico do setor de biologia molecular, estamos introduzindo neste ano muitos exames novos na região, com o empenho de entregar resultados no mesmo dia, o que reforça o nosso comprometimento com a prestação de serviço qualificada, alinhada ao ensino e ao compromisso social da Unijuí com a sua comunidade”. 

Entre as novidades, está o teste de sexagem fetal, que começará a ser realizado em fevereiro, com o mesmo diferencial dos exames moleculares, com prazo de 24 horas para emissão do resultado. 

O Unilab atende de segunda a sexta no campus Ijuí e no posto de coleta localizado na Rua Bento Gonçalves, 285, sala 2, no Centro. Entre em contato com o Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí pelo telefone (55) 3332-0554 ou pelo e-mail unilab@unijui.edu.br.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.