Laboratório de Análise de Solos busca ampliar número de serviços prestados - Unijuí

Laboratório de Análise de Solos busca ampliar número de serviços prestados

O Laboratório de Análise de Solos da Unijuí oferece serviços fundamentais que atendem agricultores, empresas, prefeituras, associações e cooperativas. Sua atuação ocorre na na identificação dos níveis de componentes químicos e físicos de solos e de tecidos vegetais, os quais possibilitam ao produtor rural descobrir a aptidão do solo para cultivo, além do uso adequado de fertilizantes para obter elevados níveis de produtividade.

Entre as análises realizadas destacam-se a análise química básica de solos, que inclui as determinações de argila, pH em água, índice SMP, fósforo, potássio, matéria orgânica, alumínio, cálcio e magnésio trocáveis; análise química completa, que inclui todas as determinações da análise básica somadas a determinação dos níveis de cobre, zinco, manganês, enxofre mais a determinação de boro; análise física que determina as frações de areia, silte e argila do solo, com enquadramento em três categorias, de acordo com a capacidade de armazenamento de água; e análises de tecido vegetal e resíduos orgânicos.

Para o responsável técnico do Laboratório, Diovane Antonow, “o local é muito importante para a comunidade pois permite analisar amostras de solos a um custo baixo, possibilitando a recomendação de adubação de forma eficiente, também na classificação dos solos quanto na aptidão de cultivo, o qual é relevante para financiamentos bancários e seguros agrícolas, por exemplo. Todas essas análises ajudam, portanto, no incremento da produtividade regional. Além disso, a localização do Laboratório evita que os produtores desloquem-se para outros municípios mais distantes para acessar o serviço de análise de solos”.

Em 2022, foram analisadas cerca de 1.670 amostras de solos. “Foi um ano desafiador, onde a região foi fortemente afetada pela estiagem. No Laboratório, realizamos ajustes de metodologias e implementamos novos serviços. Também houve a intensa preparação de materiais para as aulas práticas”, avaliou o responsável técnico do Laboratório, Diovane Antonow. Para este ano, o objetivo é aumentar o número de serviços prestados além de estabelecer parcerias com empresas e instituições.

Além de prestar serviços à comunidade, a estrutura do Laboratório de Análise de Solos também serve de apoio ao ensino e a pesquisa acadêmica. “Durante o ano letivo ocorrem diversas aulas práticas para os cursos de Graduação em Agronomia e Engenharia Química, bem como, cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, onde são realizadas análises químicas e físicas”, explicou.

O Laboratório de Análise de Solos pode ser contatado pelo telefone (55) 3332-0200 ramal 3312 ou ainda pelo e-mail labsolos@unijui.edu.br.