Como a Graduação Mais pode contribuir com as soft skills certas para suas carreiras - Unijuí

Amplamente debatida nos últimos tempos, as soft skills - ou habilidades interpessoais - são reconhecidas como a capacidade de se comunicar claramente, ter resiliência, empatia e respeito. A inteligência emocional, nesse contexto, é palavra-chave no que diz respeito ao comportamento pessoal e profissional do indivíduo.

Mas como a Universidade se coloca no desenvolvimento destas habilidades e competências dentro da formação acadêmica? A Unijuí pensou nisso e acrescentou dentro do currículo da Graduação Mais a disciplina de Formação Pessoal e Profissional, voltada exatamente para o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, organização, gestão de tempo, planejamento de vida e carreira, empatia, colaboração, flexibilidade, resiliência, capacidade de resolver problemas, relacionamento interpessoal, liderança, negociação, ética, dentre outras.

“Ao trabalharmos por competências, pensamos no profissional que queremos formar para o mercado de trabalho. Construímos os currículos pensando que os estudantes precisam ser formados a partir de uma tríade: conhecimento, que é o saber científico; aplicabilidade, ou saber fazer aquilo que aprendeu teoricamente; e saber ser. Buscamos trabalhar as atitudes destes futuros profissionais, seja em termos de comunicação, de trabalho em grupo, gerenciamento de conflitos, de ética e responsabilidade, que são valores muito importantes”, explica a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.

Ela ressalta ainda que é importante ter em mente que as soft skills são reflexo de um desenvolvimento contínuo e precisa estar em constante aperfeiçoamento, por isso as disciplinas de Formação Pessoal e Profissional contemplam todo o currículo da Graduação Mais durante o processo formativo do estudante Unijuí. “Assim sendo, nosso acadêmico é estimulado a fortalecer suas habilidades e competências a partir do reconhecimento de suas capacidades de acordo com o autoconhecimento e as exigências do mundo corporativo atual”, finaliza.