Estudos independentes: como elaborar a rotina certa para você - Unijuí

Estudos independentes: como elaborar a rotina certa para você

Na Graduação Mais Unijuí, os estudos independentes são uma das estratégias de ensino que promovem o protagonismo do estudante. Esses estudos constituem-se em atividades extraclasse que poderão ser planejadas de diferentes formas, de acordo com as características de cada disciplina, tornando a sala de aula um espaço de aprendizagem ativa.

Ao mesmo tempo em que incentiva a autonomia e responsabilidade do futuro profissional, estudar de forma independente requer disciplina por parte do estudante. Fatores como ambiente, tempo e planejamento são determinantes para que uma pessoa passe do estudo esporádico para o processo de aprendizagem contínua. Dessa forma, algumas dicas podem ser úteis para a organização de uma rotina de estudos eficiente.

Segundo a professora do curso de Pedagogia, Marta Borgmann, muitas pessoas pensam que estudar é um ato dinâmico e natural. “Quando estudamos, fazemos por algum objetivo, buscando atingir um determinado conhecimento. Porém, estudar traz conhecimentos para nossa vida profissional. Portanto, não podemos pensar em somente decorar para as provas. Necessitamos saber para a vida”, destaca.

O estudo envolve várias estratégias. Uma delas é ter um ambiente próprio para a prática. Assim, a capacidade de concentração do estudante aumenta, facilitando a compreensão e interpretação de novos conhecimentos. “Um ambiente tranquilo, confortável e onde há organização e visibilidade dos materiais que serão utilizados. O ideal é ter uma mesa para estudar, pois a cama ou sofá pode nos remeter a lazer e sono, por exempo”, explica Marta.

O tempo também precisa ser bem administrado, pois tem relação direta com os resultados dos estudos. O planejamento é algo pessoal que deve ser realizado conforme a rotina e necessidade do estudante. “Cada um deve saber a hora que rende mais, seja à noite, madrugada, manhã ou tarde. É importante organizar uma agenda de estudos e estudar com antecedência”, afirma a professora.

Para Marta, outra dica importante para quem quer deixar seus estudos em dia em 2023 é desligar o celular enquanto estiver estudando. “Não ter contato com as redes sociais favorece uma maior concentração. Desligue o aparelho e só retorne seu uso quando estipular um tempo para parar de estudar”, aconselha.

Por último, a professora salienta que não existe o jeito certo ou errado de estudar, existe o seu. “Tente descobrir com muita seriedade o seu jeito, sabendo que não se estuda para a prova, mas para obter novos conhecimentos. A atualização constante é o mais importante”, completa Marta.