Acadêmicos de Biomedicina promovem ação de doação de sangue no HCI - Unijuí

Acadêmicos de Biomedicina promovem ação de doação de sangue no HCI

Nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, acadêmicos do 7º semestre de Biomedicina irão participar de uma ação no Banco de Sangue do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). A atividade faz parte da disciplina de Hemoterapia, que está sendo ofertada de forma concentrada neste semestre. Na oportunidade, os estudantes irão realizar a doação de sangue e conhecer todo o processo que envolve um Banco de Sangue.

Conforme explica o professor Vitor Antunes de Oliveira, que ministra a disciplina de Hemoterapia, este componente curricular aborda todos os aspectos que envolvem a doação e recepção de sangue. “Trabalhamos desde as características que antecedem a fase de doação até o processo propriamente dito. Os exames que são realizados, o que impede um indivíduo de doar sangue e todas as questões normativas que envolvem isso”, relata.

O professor conta ainda que a ideia da ação surgiu já no ano passado, quando ministrou essa disciplina. “A Hemoterapia é uma área de habilitação da Biomedicina e por termos no nosso município um banco de sangue surgiu essa ideia, a qual os alunos abraçaram. Esta é uma época do ano em que as pessoas viajam muito, então os estoques de sangue acabam diminuindo. E, infelizmente, também é um período que, devido ao fim de ano e carnaval, acidentes acabam acontecendo e há a necessidade da disponibilidade de sangue”, afirma Vitor.

Dessa forma, além de proporcionar aos estudantes uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos, a atividade tem como objetivo incentivar a prática de uma boa ação. “Nós prezamos muito pelo desenvolvimento de habilidades e competências em nossos alunos para além da formação profissional. Esse é um gesto relevante que vale a pena ser instigado, para que quem sabe eles se tornem doadores de sangue permanentes, por exemplo. Além disso, eles poderão conhecer o ambiente e observar na prática o processo de doação, o que favorece muito o entendimento deles e a compreensão da teoria”, completa o professor.